Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A cobertura temática da RMR inclui, mas não se limita a:

  • Varejo e diversificação internacional
  • Ambiente de Negócios de Varejo
  • Compra de varejo
  • Gestão de varejo e estratégias
  • Varejo on-line
  • O futuro do varejo
  • Varejo multicanal
  • Demografia e Negócios de Varejo
  • Comportamento do consumidor
  • Inovação no varejo
  • Gestão de shopping
  • Satisfação do cliente, fidelização de clientes e estratégias de retenção
  • Marketing de Relacionamento com o Cliente (CRM)
  • Criatividade na gestão da Internet e varejo
  • Pesquisa de negócios e varejo
  • Políticas de Negócios, Estratégias e Desempenho
  • Marketing e ética nos negócios
  • Estratégias de distribuição
  • Marketing de serviço
  • Gestão de marcas
  • Pensamentos contemporâneos de marketing
  • Questões de negócios internacionais
  • Marketing B2B e B2C
  • Marketing de mídia social
  • Gestão da cadeia de abastecimento
  • Problemas de segurança e privacidade nos negócios

 

Políticas de Seção

ARTIGOS DE REVISÃO

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Comentário Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RH e gestão de pessoas

Editores
  • Otávio Bandeira De Lamônica Freire
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Gestão de vendas

Editores
  • Otávio Bandeira De Lamônica Freire
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Varejo online

Editores
  • Otávio Bandeira De Lamônica Freire
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Logística, distribuição e abastecimento

Editores
  • Otávio Bandeira De Lamônica Freire
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Comunicação e gestão de promoções

Editores
  • Otávio Bandeira De Lamônica Freire
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ambiente de Loja

Editores
  • Marcelo Brandão
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Visual merchandising e gerenciamento de categorias

Editores
  • Marcelo Brandão
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Prevenção de perdas

Editores
  • Marcelo Brandão
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Finanças e controladora em varejo

Editores
  • Marcelo Brandão
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tecnologia da informação e estão da inovação no varejo

Editores
  • Marcelo Brandão
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Empreendedorismo varejista

Editores
  • Delane Botelho
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Comportamento do consumidor no cenário varejista

Editores
  • Delane Botelho
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Gestão estratégica de varejo

Editores
  • Delane Botelho
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Multicanalidade e Omnichannel

Editores
  • Delane Botelho
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

CRM e retenção de clientes

Editores
  • Delane Botelho
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação de artigos submetidos ao Retail Management Review é caracterizado por um sistema de tripla avaliação e envolve duas etapas sequenciais: o desk review e a avaliação pelos pareceristas. Na desk review, os editores se reúnem e analisam, sem qualquer identificação dos autores, os artigos recebidos para avaliar sua pertinência ao escopo da revista e seu potencial para contribuir, significativamente, para o conhecimento no campo de estudo de marketing. Quando necessário, os editores também envolvem membros do comitê científico nesse processo. Esta avaliação ocorre mensalmente. Quando o trabalho submetido não for adequado às políticas da revista os autores são comunicados sobre a decisão, em até sessenta dias contados a partir da data de submissão. Em geral sugere-se periódicos alternativos.

Os artigos aprovados na etapa anterior - desk review - são encaminhados a dois dos avaliadores especialistas que compõem o corpo de pareceristas da revista para avaliação no sistema Double Blind Review. Os pareceristas são professores e pesquisadores associados a programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino nacionais ou estrangeiras. Os artigos são avaliados considerando-se a relevância do tema estudado para o marketing, a redação, o encadeamento lógico da revisão teórica com a utilização de referências apropriadas, a adequabilidade dos procedimentos metodológicos, a profundidade e a consistência das análises, o delineamento das conclusões e a relevância das contribuições. Esta etapa do processo de avaliação pode durar até três meses, sendo que ao seu término, os autores são comunicados sobre a decisão editorial. Quando os pareceristas solicitarem ajustes no artigo, será concedido aos autores, a critério do editor, um prazo entre trinta e sessenta dias para a incorporação das sugestões e correções requeridas.

Após a realização dos ajustes solicitados e constatação destes pelos pareceristas e editores, os artigos são submetidos à revisão ortográfica, gramatical e de adequação às normas adotadas pela revista e à editoração final do documento. A conclusão desse processo não implica a publicação imediata do artigo, cabendo aos editores, de acordo com as políticas editoriais, elaborar as pautas e decidir qual o momento apropriado para a publicação.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 


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