Logística Reversa De Vidros: Perspectivas Na Visão Dos Gestores De Compras Do Setor Varejista e de Conveniências
DOI:
https://doi.org/10.53946/rmr.v2i1.10Resumo
Objetivo do estudo: Compreender a percepção dos gestores de compras sobre a logística reversa de garrafas de vidro de 750ml a 1L.
Metodologia/abordagem: Trata-se de uma abordagem qualitativa e quantitativa, com análise exploratória e descritiva, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores de compras do ramo e questionários. Realizou-se análise de conteúdo textual pelo software Iramuteq e da percepção ambiental com o uso do modelo VAPERCOM.
Originalidade/Relevância: O estudo é relevante por permitir a compreensão da realidade da logística revesta de garrafas de vidro. E ainda permite compreender como os gestores de compras do setor varejista percebem as questões ambientais.
Principais resultados: Os gestores de compras reconhecem que a implantação da logística reversa é um diferencial competitivo, favorecendo a rastreabilidade. Possuem percepção ecológica e forte preocupação com a Análise do Ciclo de Vida. Porém, não desenvolvem estratégias de logística reversa.
Contribuições teóricas/metodológicas: O uso da análise de similitude, e classificação hierárquica descendente, juntamente como método VAPERCOM, contribui apontando um percurso metodológico eficiente para análise de diferentes ambientes com demandas pelo desempenho sustentável.
Contribuições sociais / para a gestão: Como contribuição o estudo afirma que durante a implantação de um sistema de logística reversa a visão do gestor de compra e a consciência do consumidor devem ser levadas em consideração, incluindo seus papéis relevantes dentro do contexto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 François Fabiane Trento , Pedro Lachovicz Neto, Sandra Mara Stocker Lago , Marcelo Roger Meneghatti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html