Inovação e Conhecimento Organizacional: Um Estudo Bibliométrico Em Publicações Brasileiras De 2009 Até 2019
DOI:
https://doi.org/10.53946/rmr.v2i1.14Palavras-chave:
Inovação, Conhecimento organizacional, Posicionamento estratégico, Estudo bibliométricoResumo
Objetivo do estudo: O artigo visa realizar um mapeamento bibliométrico de publicações brasileiras sobre os temas inovação e conhecimento, partindo do estudo realizado por Santos, Uriona-Maldonado e Santos (2009) no artigo “Inovação e conhecimento organizacional: um mapeamento bibliométrico das publicações científicas até 2009”
Metodologia/abordagem: A metodologia de pesquisa utilizada foi de abordagem quantitativa de estratégia bibliométrica.
Originalidade/Relevância: Explorar os temas de conhecimento organizacional e inovação têm mostrado forte interface, e essa conexão emerge como uma nova avenida de pesquisa no debate acadêmico e corporativo.
Principais resultados: A partir da análise dos dados e das informações obtidas, constatou-se que, no Brasil, entre outros achados, no ano de 2017 houve um aumento no número de publicações sobre tais temas.
Contribuições teóricas/metodológicas: Após 2009, as publicações em periódicos brasileiros sobre os temas mantiveram a estabilidade em quantidade, exceto nos anos de 2012, 2016 e 2017 em que se observou uma ampliação dos estudos sobre inovação e conhecimento, conceitos que vem sendo considerados aliados no desenvolvimento e no posicionamento estratégico das companhias frente ao mercado, presumivelmente advindos das demandas crescentes desses dois fatores para o avanço da indústria 4.0 e sociedade do conhecimento.
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