Economia da Informação na Indústria 4.0

Autores/as

  • Matheus Eurico Soares de Noronha Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, (Brasil).
  • Rosemeire Silva Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, (Brasil).
  • Paula Gonçalves Sauer Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, (Brasil).
  • Priscilla Bidin da Silva Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, (Brasil).

DOI:

https://doi.org/10.53946/rmr.v2i1.17

Palabras clave:

Economia da Informação - Indústria 4.0 - Digitalização - Plataformas Digitais.

Resumen

Objetivos: O objetivo geral do ensaio é verificar de que forma a economia da informação se beneficia das ferramentas da Indústria 4.0. Os objetivos secundários são mapear as principais plataformas digitais utilizadas para a disseminação de informação industrial rapidamente e em larga escala e identificar as vantagens econômicas utilizadas por empresas dentro da indústria 4.0.

Metodologia/ abordagem:  A instrumentalização de coleta de informações deste ensaio se deu a partir de um apanhado bibliográfico e referencial das áreas de (i) Economia da Informação, (ii) Indústria 4.0 e (iii) Digitalização empresarial.

Principais resultados: Os principais resultados demonstram que soluções como big data, data science e inteligência artificial podem corroborar ampliando os efeitos multiplicadores da Economia da Informação.

Contribuições teóricas e metodológicas: A contribuição teórica se dá por evidenciar para as pesquisas seminais, os fluxos informacionais estabelecidos nas novas plataformas de negócios contempladas na Indústria 4.0. Metodologicamente o ensaio contribui em trazer à luz novas perspectivas sobre como a economia da informação pode contribuir para o avanço da Indústria 4.0, explorando caminhos pouco pavimentados nas literaturas de ciências da informação, econômicas e sociais.

 Relevância e originalidade: A relevância desse ensaio está em apontar plataformas que exercem soluções para economia da informação pavimentando o campo de estudo para análises posteriores. Também objetiva-se apresentar novas possibilidades de ferramentas teóricas para a Indústria 4.0 e enquadrar o fenômeno no campo de estudo da economia e administração.

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Biografía del autor/a

Matheus Eurico Soares de Noronha, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, (Brasil).

Doutorando em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, (Brasil).

 

 

Paula Gonçalves Sauer, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, (Brasil).

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA, da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, (Brasil). 

 

Priscilla Bidin da Silva, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, (Brasil).

Doutoranda em Administração e inovação pelo Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, (Brasil).

 

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Publicado

2022-08-09

Cómo citar

Eurico Soares de Noronha, M., Silva, R., Gonçalves Sauer, P., & Bidin da Silva, P. . (2022). Economia da Informação na Indústria 4.0. Retail Management Review, 2(1), e17. https://doi.org/10.53946/rmr.v2i1.17

Número

Sección

Tecnologia da informação e gestão da inovação no varejo

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