Economia da Informação na Indústria 4.0
DOI:
https://doi.org/10.53946/rmr.v2i1.17Palavras-chave:
Economia da Informação - Indústria 4.0 - Digitalização - Plataformas Digitais.Resumo
Objetivos: O objetivo geral do ensaio é verificar de que forma a economia da informação se beneficia das ferramentas da Indústria 4.0. Os objetivos secundários são mapear as principais plataformas digitais utilizadas para a disseminação de informação industrial rapidamente e em larga escala e identificar as vantagens econômicas utilizadas por empresas dentro da indústria 4.0.
Metodologia/ abordagem: A instrumentalização de coleta de informações deste ensaio se deu a partir de um apanhado bibliográfico e referencial das áreas de (i) Economia da Informação, (ii) Indústria 4.0 e (iii) Digitalização empresarial.
Principais resultados: Os principais resultados demonstram que soluções como big data, data science e inteligência artificial podem corroborar ampliando os efeitos multiplicadores da Economia da Informação.
Contribuições teóricas e metodológicas: A contribuição teórica se dá por evidenciar para as pesquisas seminais, os fluxos informacionais estabelecidos nas novas plataformas de negócios contempladas na Indústria 4.0. Metodologicamente o ensaio contribui em trazer à luz novas perspectivas sobre como a economia da informação pode contribuir para o avanço da Indústria 4.0, explorando caminhos pouco pavimentados nas literaturas de ciências da informação, econômicas e sociais.
Relevância e originalidade: A relevância desse ensaio está em apontar plataformas que exercem soluções para economia da informação pavimentando o campo de estudo para análises posteriores. Também objetiva-se apresentar novas possibilidades de ferramentas teóricas para a Indústria 4.0 e enquadrar o fenômeno no campo de estudo da economia e administração.
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