O crescimento exponencial do assaí – de uma unidade de negócio ao spin-off
DOI:
https://doi.org/10.53946/rmr.v4i1.31Palabras clave:
Atacarejo, Execução eficiente, Cash-and-carryResumen
Objetivo do estudo: O caso tem o objetivo de propor uma reflexão aos estudantes sobre a importância de ter uma estratégia empresarial bem definida e praticá-la no dia a dia do negócio. É apresentada uma discussão atual do direcionamento do Assaí (uma das maiores empresa do segmento de atacado de autosserviço) em meio a uma crise sanitária mundial. O caso pode ser utilizado em disciplinas de graduação ou pós-graduação, nas áreas de negócios, varejo, estratégia e marketing.
Metodologia/abordagem: Este caso de ensino foi construído com dados secundários, obtidos a partir de notícias, dados do IBGE e IPEA, associações comerciais e publicações dos próprios varejistas. Como o caso trata de empresas de capital aberto, o volume de informações públicas é bastante farto e atualizado.
Principais Resultados: Ao final da discussão do caso, os estudantes deverão ser capazes de compreender: a relação entre a desacelaração da economia e o formato de loja cash-and-carry; os fatores que contribuíram para o crescimento exponencial do Assaí na última década; o motivo de a empresa não ter se posicionado nos canais digitais, mesmo em em meio à pandemia e à aceleração do delivery guiado pelo momento “lock-down” no país; como o Assaí poderá direcionar suas estratégias para destacar-se no mercado cash-and-carry no Brasil.
Contribuições teóricas/metodológicas: Qualquer curso ou disciplina que tenha como objetivo apresentar estratégias baseadas na reestruturação de pontos chave para impulsionar a empresa pode utilizar este caso para trazer discussões pertinentes durante a aula. Por meio das notas de ensino e sugestão de possível organização da aula para uso do caso, o professor poderá conduzir a aula considerando o enfoques de ensino da disciplina, seja varejo cash-and-carry, excelência operacional no varejo, aceleração digital ou cenário competitivo do mercado de distribuição de alimentos no Brasil.
Relevância/originalidade: O segmento de atacarejo, para seguir crescendo e abastecendo tanto o consumidor final quanto o pequeno varejista, precisará manter a gestão de custos cada vez mais apurada, pois não há como ter preços competitivos com margens pequenas se não tiver uma gestão inteligente dos custos do negócio. Neste caso de ensino são realizadas discussões sobre a importância de ter uma execução eficiente a partir de uma estratégia de crescimento e expansão em tempos de incerteza econômica no mercado brasileiro.
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Citas
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