Mídias sociais em captação de alunos no ensino superior: o incentivo que faltava
DOI:
https://doi.org/10.53946/rmrreview.v4i1.51Palabras clave:
Captação de alunos, Ensino superior, Mídias Sociais, Relato TécnicoResumen
Objetivo do Trabalho: O objetivo deste relato técnico é apresentar os processos e resultados das estratégias de mídia social implementadas na captação de alunos de duas instituições de ensino superior (IES)brasileiras.
Metodologia: Optou-se pelo estudo de caso para esta pesquisa por esta representar, no geral, a estratégia preferida quando se colocam questões do tipo ‘como’ e ‘por quê’. O estudo de caso tem como aspecto central aumentar a compreensão em profundidade dos fenômenos estudados, bem como atribuir maior confiabilidade e fidedignidade aos casos. Neste relato, dois casos reais de captação de alunos de IES são apresentados com os resultados.
Originalidade: No setor educacional, sobretudo no ensino superior, as mídias sociais vêm sendo utilizadas como uma importante ferramenta para captação de alunos para as instituições de ensino superior (IES). Apesar disso, poucos estudos trabalham com dados reais neste segmento. Neste sentido, é relevante compreender as atividades e os resultados reais de captação de alunos.
Principais Resultados: Em primeiro lugar, um quadro é apresentado com a síntese das principais atividades de mídias sociais implementadas pelas IES A e B. Em segundo lugar, são apresentados números de matriculados por fonte de origem e por interação com mídias sociais orgânicas.
Contribuições Gerenciais: O conjunto dos resultados demonstra que as mídias sociais possuem dois papéis relevantes nos processos de captação de alunos. Em primeiro lugar, alguns leads são originados através das mídias sociais. Ou seja, eventuais matriculados conhecem a IES ou o conteúdo da IES através das mídias sociais (Instagram, Facebook, entre outros). Em segundo lugar, as mídias sociais possuem um papel de nutrir os leads, independente da fonte de origem deles.
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