Moda e sustentabilidade: decisão de compra dos consumidores de uma marca de sapatos artesanais, louloux

Autores

  • Joanna Carolo Senandes Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Rio Grande do Sul, (Brasil)
  • Iria Margarida Garaffa Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, Rio Grande do Sul, (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.53946/rmr.v3i1.20

Palavras-chave:

Moda, Sustentabilidade, Comportamento do Consumidor, Decisão de Compra

Resumo

Objetivo do Trabalho: Este estudo objetiva identificar a influência do fator sustentabilidade no momento da tomada de decisão de compra de consumidores de uma marca de sapatos sustentáveis artesanais. 

Metodologia: Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa e utilizou o estudo de caso único. Foram aplicadas entrevistas em profundidade com11 consumidores da marca. 

Originalidade: Detalharmento do processo de  tomada de decisão de consumidores de maneira completa, integrando o processo de tomada de decisão, conforme Samara e Morsch (2010), em uma marca de moda sustentável. 

Principais Resultados: O processo de tomada de decisão é complexo e sofre diversas influencias, e o fator de maior peso para a tomada de decisão de compra dos consumidores foi o design, preço e qualidade dos produtos e a sustentabilidade veio como consequência desses atributos.  

Contribuições Teóricas: Em termo de contribuições teóricas, o estudo pretende contribuir para mais pesquisas no campo do comportamento do consumidor e na tomada de decisão de compra a partir da investigação do universo de consmo de moda sustentável. O processo de tomada de decisão aplicado pode servir como modelo para outros estudos. 

Contribuições sociais/para a gestão: Em termo de contribuições sociais  a pesquisa  contruibuirá para o auxilio da compreensão sobre moda sustentavel e  compra,e em termos gerenciais a pesquisa contribuirá para um melhor o entendimento dos processos de tomada de decisão para as empresa presentes neste universo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joanna Carolo Senandes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Rio Grande do Sul, (Brasil)

Mestra em Administração e Negócio pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul  - PUCRS, Rio Grande do Sul, (Brasil).

Iria Margarida Garaffa, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, Rio Grande do Sul, (Brasil)

Mestra em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Rio Grande do Sul, (Brasil). Professora adjunto da Universidade Luterana do Brasil l - ULBRA, Rio Grande do Sul.

Referências

BARDIN, L. (2009). Análise de conteúdo, Edições 70, Lisboa. Portugal, LDA.

Berlim, L. (2020). Moda e sustentabilidade: uma reflexão necessária. Estação das Letras e Cores Editora.

Blackwell, R. D., Miniard, P. W., & Engel, J. F. (2006). Consumer behavior. South-Western Pub.

IBDC (2016). Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Em ação. L Recuperado em: 19 outubro de 2016, em

IBGC (2009). Instituto Brasileiro de Governança Corporativa A Prática da Sustentabilidade: Desafios vividos por agentes da Governança Corporativa / Instituto Brasileiro de Governança Corporativa; coordenação: Cibele de Macedo Salviatto e Carlos Eduardo Lessa Brandão. São Paulo, SP: IBGC, 2009 (Série Experiências em Governança Corporativa 1).

Instituo Akatu. Pesquisa Akatu (2012): Rumo à Sociedade do Bem-Estar. Recuperado em: 11 agosto, em

Jisana, T. K. (2014). Consumer behaviour models: an overview. Sai Om Journal of Commerce & Management, 1(5), 34-43.

Lewis, D., & Bridges, D. (2004). A alma do novo consumidor. M. Books.

Lipovetsky, G. (2009). O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. Editora Companhia das Letras.

Louloux (2016: 2022). Site Institucional. Recuperado em: 12 junho. 2016, em https://www.louloux.com.br/.

Martins, S. B., & Perez, I. (2012). Estratégias para redução de resíduos no setor de confecção de produtos de moda. CARLI, Ana Mery Sehbe De; VENCON, Bernadete Lenita Susin. Moda, Sustentabilidade e Emergências. Caxias do Sul: Educs.

Mowen, J. C., & Minor, M. S. (2003). Comportamento do consumidor. Prentice Hall Editora.

Pacce, L. (2015). Sapato artesanal de uma marca com vida cigana. Recuperado, 29 fevereiro 2015, em https://www.lilianpacce.com.br/moda/sapato-artesanal-conheca-a-louloux/.

Revista Donna. (2016). Após crise, Cristiano Bronzatto transformou a Louloux na marca de sapatos mais cobiçado do momento, novembro de 2013. Recuperado em 20 março. 2016, em https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/moda/noticia/2013/11/apos-crise-cristianobronzatto-transformou-a-louloux-na-marca-de-sapatos-mais-cobicada

Samara, B. S., & Morsch, M. A. (2005). Comportamento do consumidor: conceitos e casos. Pearson Editora.

Schiffman, L., O'Cass, A., Paladino, A., & Carlson, J. (2013). Consumer behaviour. Pearson Higher Education AU.

Solomon, M. R. (2016). O Comportamento do consumidor-: comprando, possuindo e sendo. Bookman Editora.

Solomon, M. R., & Lowrey, T. M. (Eds.). (2017). The routledge companion to consumer behavior. Routledge DOI: https://doi.org/10.4324/9781315526935

Trudel, R. (2019). Sustainable consumer behavior. Consumer psychology review, 2(1), 85-96. Doi: https://doi.org/10.1002/arcp.1045 DOI: https://doi.org/10.1002/arcp.1045

Yin, R. K. (2015). Estudo de Caso-: Planejamento e métodos. Bookman editora.

Downloads

Publicado

2022-11-08

Como Citar

Carolo Senandes, J., & Margarida Garaffa, I. . (2022). Moda e sustentabilidade: decisão de compra dos consumidores de uma marca de sapatos artesanais, louloux. Retail Management Review, 3(1), e20. https://doi.org/10.53946/rmr.v3i1.20

Edição

Seção

Comportamento do consumidor no cenário varejista

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.