A eficiência do merchandising no ponto de venda
DOI:
https://doi.org/10.53946/rmrreview.v4i1.40Palavras-chave:
marketing, trademarketing, varejo, merchandisingResumo
Objetivo do Trabalho: O objetivo desse estudo é analisar as estratégias de merchandising da empresa Red Bull para reverter um cenário desfavorável dentro do ponto de venda, do ponto de vista da percepção de marca.
Metodologia: Esta pesquisa se baseia em uma entrevista realizada com o líder do projeto na empresa, e observações diretas dos autores a partir de informações públicas e experiências no PDV.
Originalidade: Este material resume o estudo apresentado pelos autores na elaboração de um trabalho de conclusão de curso, no Cefet-RJ.
Principais Resultados: O projeto piloto apresentou crescimento de 50% nas vendas, no entanto após implementar no Brasil inteiro os resultados obtidos foram de 31% de aumento nas vendas do produto.
Contribuições Teóricas: Este estudo contribui para a literatura sobre marketing numa perspectiva prática como um experimento, uma vez que nem sempre os autores e pesquisadores possuem recursos para implementar suas estratégias. Desta forma, conectando-se ao referencial teórico apresentado, os autores conseguem mensurar os benefícios da estratégia de merchandising utilizada pela marca RedBull e podem servir de parâmetro para que outras empresas realizem seus próprios projetos.
Downloads
Referências
BARRET, Richard. Libertando a alma da empresa: como transformar a organização numa entidade viva. São Paulo: Editora Cultrix, 2000.
GRACIOSO, Francisco. As novas arenas da comunicação com o mercado. São Paulo: Atlas, 2008
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hiermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
KOTLER, Phillip, KARTAJAYA, Hiermawan, SETIWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
SILVA, Eduardo. Merchandising: o que é e qual a sua importância?. 2019. Disponível em: <https://clubedotrade.com.br/blog/o-que-e-merchandising/>. Acesso em: 13/11/2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paulo Henrique Pinho de Oliveira, Fernanda Costa Lasmar Duarte
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html