Philip mead, um hidromel que não é apenas para homens
DOI:
https://doi.org/10.53946/rmr.v3i1.12Palavras-chave:
Comportamento do Consumidor, Segmentação de Mercado, Comunicação Integrada.Resumo
Objetivo do estudo: Trata-se de um caso de ensino para ser utilizado em disciplinas da área de Marketing, de cursos de graduação e especialização em Administração, para discutir sobre os seguintes temas: cultura do consumo; comportamento do consumidor e o shopper; e segmentação e comunicação integrada.
Metodologia/abordagem: Trata-se de um caso de ensino, que apresenta o problema de uma empresa real, para que seja discutido em sala-de-aula e analisado com base na literatura especializada nas áreas do conhecimento relacionadas ao tema.
Principais resultados: Ao final da discussão do caso, os alunos deverão ser capazes de: a) conhecer a motivação ao consumo pelos consumidores e sua importância para o negócio; b) destacar a importância da experiência de consumo para o consumidor e a influência da comunicação; c) identificar os papéis desempenhados pelo consumidor e a influência da empresa na execução desses papéis, por meio de seu posicionamento e comunicação; e d) estabelecer mecanismos para que uma empresa possa adequar seu posicionamento e comunicação com vistas à ampliação de público-alvo.
Contribuições teóricas/metodológicas: Por meio das notas de ensino apresentadas logo após o texto do caso, o docente pode compreender de que forma conduzirá a solução junto aos estudantes, seja do ponto de vista da literatura de apoio, seja por meio da compreensão sobre as variáveis envolvidas na discussão da problemática.
Relevância/originalidade: Historicamente, o consumo de bebidas alcoólicas tem sido associado positivamente apenas à masculinidade. Porém, constantes mudanças sociais ocorridas no século XXI e o reconhecimento do protagonismo feminino são fatores que têm levado as empresas ao reposicionamento em relação ao consumo de bebidas por mulheres. Isso tem exigido mudanças nas empresas, não somente em questão de produtos, mas especialmente na comunicação de marketing.
Implicações para a gestão ou sociais: A proposta deste caso é promover uma melhor compreensão sobre os problemas relacionados à comunicação de marketing ligada a temas sensíveis, de modo a permitir que os gestores desenvolvam estratégias de comunicação mais assertivas em relação ao contexto social atual.
Downloads
Referências
CISA. (2020). Álcool e a Saúde dos Brasileiros: Panorama 2020. Disponível em: https://cisa.org.br/index.php/biblioteca/downloads/artigo/item/207-panorama2020
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE (2019). Pesquisa Industrial Anual - Produto 2018. Brasília: IBGE. Disponível em https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/pia-produto/quadros/brasil/2018
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE – OMS-WHO (2018). Global Status Report on Alcohol and Health 2018. Geneva: World Health Organization. https://apps.who.int/iris/handle/10665/274603.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Regina de Camargo Barros, Durval Lucas Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html