Moda e sustentabilidade: decisão de compra dos consumidores de uma marca de sapatos artesanais, louloux

Auteurs-es

  • Joanna Carolo Senandes Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Rio Grande do Sul, (Brasil)
  • Iria Margarida Garaffa Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, Rio Grande do Sul, (Brasil)

DOI :

https://doi.org/10.53946/rmr.v3i1.20

Mots-clés :

Moda, Sustentabilidade, Comportamento do Consumidor, Decisão de Compra

Résumé

Objetivo do Trabalho: Este estudo objetiva identificar a influência do fator sustentabilidade no momento da tomada de decisão de compra de consumidores de uma marca de sapatos sustentáveis artesanais. 

Metodologia: Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa e utilizou o estudo de caso único. Foram aplicadas entrevistas em profundidade com11 consumidores da marca. 

Originalidade: Detalharmento do processo de  tomada de decisão de consumidores de maneira completa, integrando o processo de tomada de decisão, conforme Samara e Morsch (2010), em uma marca de moda sustentável. 

Principais Resultados: O processo de tomada de decisão é complexo e sofre diversas influencias, e o fator de maior peso para a tomada de decisão de compra dos consumidores foi o design, preço e qualidade dos produtos e a sustentabilidade veio como consequência desses atributos.  

Contribuições Teóricas: Em termo de contribuições teóricas, o estudo pretende contribuir para mais pesquisas no campo do comportamento do consumidor e na tomada de decisão de compra a partir da investigação do universo de consmo de moda sustentável. O processo de tomada de decisão aplicado pode servir como modelo para outros estudos. 

Contribuições sociais/para a gestão: Em termo de contribuições sociais  a pesquisa  contruibuirá para o auxilio da compreensão sobre moda sustentavel e  compra,e em termos gerenciais a pesquisa contribuirá para um melhor o entendimento dos processos de tomada de decisão para as empresa presentes neste universo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Joanna Carolo Senandes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Rio Grande do Sul, (Brasil)

Mestra em Administração e Negócio pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul  - PUCRS, Rio Grande do Sul, (Brasil).

Iria Margarida Garaffa, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, Rio Grande do Sul, (Brasil)

Mestra em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Rio Grande do Sul, (Brasil). Professora adjunto da Universidade Luterana do Brasil l - ULBRA, Rio Grande do Sul.

Références

BARDIN, L. (2009). Análise de conteúdo, Edições 70, Lisboa. Portugal, LDA.

Berlim, L. (2020). Moda e sustentabilidade: uma reflexão necessária. Estação das Letras e Cores Editora.

Blackwell, R. D., Miniard, P. W., & Engel, J. F. (2006). Consumer behavior. South-Western Pub.

IBDC (2016). Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Em ação. L Recuperado em: 19 outubro de 2016, em

IBGC (2009). Instituto Brasileiro de Governança Corporativa A Prática da Sustentabilidade: Desafios vividos por agentes da Governança Corporativa / Instituto Brasileiro de Governança Corporativa; coordenação: Cibele de Macedo Salviatto e Carlos Eduardo Lessa Brandão. São Paulo, SP: IBGC, 2009 (Série Experiências em Governança Corporativa 1).

Instituo Akatu. Pesquisa Akatu (2012): Rumo à Sociedade do Bem-Estar. Recuperado em: 11 agosto, em

Jisana, T. K. (2014). Consumer behaviour models: an overview. Sai Om Journal of Commerce & Management, 1(5), 34-43.

Lewis, D., & Bridges, D. (2004). A alma do novo consumidor. M. Books.

Lipovetsky, G. (2009). O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. Editora Companhia das Letras.

Louloux (2016: 2022). Site Institucional. Recuperado em: 12 junho. 2016, em https://www.louloux.com.br/.

Martins, S. B., & Perez, I. (2012). Estratégias para redução de resíduos no setor de confecção de produtos de moda. CARLI, Ana Mery Sehbe De; VENCON, Bernadete Lenita Susin. Moda, Sustentabilidade e Emergências. Caxias do Sul: Educs.

Mowen, J. C., & Minor, M. S. (2003). Comportamento do consumidor. Prentice Hall Editora.

Pacce, L. (2015). Sapato artesanal de uma marca com vida cigana. Recuperado, 29 fevereiro 2015, em https://www.lilianpacce.com.br/moda/sapato-artesanal-conheca-a-louloux/.

Revista Donna. (2016). Após crise, Cristiano Bronzatto transformou a Louloux na marca de sapatos mais cobiçado do momento, novembro de 2013. Recuperado em 20 março. 2016, em https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/moda/noticia/2013/11/apos-crise-cristianobronzatto-transformou-a-louloux-na-marca-de-sapatos-mais-cobicada

Samara, B. S., & Morsch, M. A. (2005). Comportamento do consumidor: conceitos e casos. Pearson Editora.

Schiffman, L., O'Cass, A., Paladino, A., & Carlson, J. (2013). Consumer behaviour. Pearson Higher Education AU.

Solomon, M. R. (2016). O Comportamento do consumidor-: comprando, possuindo e sendo. Bookman Editora.

Solomon, M. R., & Lowrey, T. M. (Eds.). (2017). The routledge companion to consumer behavior. Routledge DOI: https://doi.org/10.4324/9781315526935

Trudel, R. (2019). Sustainable consumer behavior. Consumer psychology review, 2(1), 85-96. Doi: https://doi.org/10.1002/arcp.1045 DOI: https://doi.org/10.1002/arcp.1045

Yin, R. K. (2015). Estudo de Caso-: Planejamento e métodos. Bookman editora.

Téléchargements

Publié-e

2022-11-08

Comment citer

Carolo Senandes, J., & Margarida Garaffa, I. . (2022). Moda e sustentabilidade: decisão de compra dos consumidores de uma marca de sapatos artesanais, louloux. Retail Management Review, 3(1), e20. https://doi.org/10.53946/rmr.v3i1.20

Numéro

Rubrique

Comportamento do consumidor no cenário varejista

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.