Solução sustentável para uma forma insustentável de comércio: um estudo no centro fashion fortaleza

Autores/as

  • Cláudia Buhamra Universidade Federal do Ceará - UFC, Ceará, (Brasil)
  • Helga Gisele Fontenele Universidade Federal do Ceará - UFC, Ceará, (Brasil)
  • Mácia Zabdiele Moreira Universidade Federal do Ceará - UFC, Ceará, (Brasil)
  • Luiz Carlos Murakami Universidade Federal do Ceará - UFC, Ceará, (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.53946/rmr.v3i1.24

Palabras clave:

Comércio informal, Centro Fashion Fortaleza, Sustentabilidade

Resumen

Objetivo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar como o setor privado pode gerar solução sustentável para problemas do setor público, como o desordenado comércio informal de rua.

Metodologia: Desenvolvemos uma pesquisa exploratória, por meio de estudo de caso realizado no Centro Fashion Fortaleza, equipamento comercial privado desenvolvido como solução para o desordenado comércio informal de rua no Centro da cidade de Fortaleza, que tantos problemas trouxe para a gestão pública. Para tal, utilizamos dados primários e secundários. Os dados secundários foram coletados em pesquisa bibliográfica, documental e em registros na internet, e os dados primários por meio de observação in loco e entrevistas pessoais, em profundidade, realizadas com lojistas do Centro Fashion, chamados de permissionários.

Originalidade: O estudo do Centro Fashion como solução sustentável, cuja infraestrutura diferenciada inclui até hospedagem para os clientes compradores vindos de outras cidades, a maioria “sacoleiras”, justifica sua escolha como caso de estudo e o torna modelo replicável para outras localidades.

Resultados: A pesquisa revela que a parceria entre a Prefeitura Municipal de Fortaleza e empreendedores da iniciativa privada para a instalação do Centro Fashion mostrou-se uma solução de co-produção sustentável por apresentar benefícios nas dimensões sociais, econômicas e ambientais, tanto para os comerciantes informais como para a cidade que teve recuperada a área do Centro, antes ocupada por ambulantes em condições insalubres.

Constribuições Teóricas: Em termos teóricos, a pesquisa contribui com o que Brandsen & Pestoff (2006) chamam de parcerias de co-produção de soluções privadas para serviços públicos ao identificar os benefícios econômicos, sociais e ambientais sob o enfoque da Teoria do Triple Bottom Line (Elkington, 1997).

Contribuições Gerenciais: Em termos gerenciais, o caso apresentado serve de modelo tanto para empreendimentos privados como para a definição de políticas públicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cláudia Buhamra, Universidade Federal do Ceará - UFC, Ceará, (Brasil)

Pós-doutorado em Marketing e Sustentabilidade na John Molson School of Business - Concordia University, Montreal, (Canadá). Professora Titular da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará – FEAAC/UFC, Ceará, (Brasil).

 

Helga Gisele Fontenele, Universidade Federal do Ceará - UFC, Ceará, (Brasil)

Graduação em Administração pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Ceará.  Pós-graduação em Gestão Financeira e Controladoria, na Unifanor, Ceará, (Brasil). Gestora Financeira da Qualities 

Mácia Zabdiele Moreira, Universidade Federal do Ceará - UFC, Ceará, (Brasil)

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Ceará, (Brasil). Professora Adjunta do Programa de Pós Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da Universidade Federal do Ceará - FEAAC/UFC, Ceará. Editora adjunta da Revista Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão da FEAAC/UFC. 

Luiz Carlos Murakami, Universidade Federal do Ceará - UFC, Ceará, (Brasil)

 Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - FGV, São Paulo, (Brasil). Professor titular do curso de administração da Universidade Federal do Ceará - UFC, Ceará. 

Citas

Alhaddi, H. (2015). Triple Bottom Line and Sustainability: A Literature Review. Business and Management Studies. Vol. 1, No. 2; September: 6-10. DOI: https://doi.org/10.11114/bms.v1i2.752

Baker, A. & Velasco_Guachalla, V. X. (2018). Is the Informal Sector Politically Different? (Null) Answers from Latin America. World Development, 102: 170–182. doi: 10.1016/j.worlddev.2017.09.014 DOI: https://doi.org/10.1016/j.worlddev.2017.09.014

Bardin, L. (2009). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70 almedina.

Bento, A. M., Jacobsen, M. R. & Liuc, A. A. (2018). Environmental policy in the presence of an informal sector. Journal of Environmental Economics and Management, 90: 61-77. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jeem.2018.03.011

Bezerra, E.S.S. (2018). O mercado metropolitano de confecção nos circuitos da economia Urbana de Fortaleza-CE. 2018. Tese de Doutorado não publicada. Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37215. Acesso em: 26/08/2019.

Bracci, E., Fugini, M., Sicilia, M. (2016). Co-production of Public Services: Meaning and Motivations. In: Fugini, M., Bracci, E., Sicilia, M. (eds) Co-production in the Public Sector. SpringerBriefs in Applied Sciences and Technology. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-319-30558-5_1 DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-30558-5

Braga, I.; Abreu, M. J. & Oliveira, M. (2015). O mercado de moda popular brasileira: os centros de comercialização de vestuário popular na região Nordeste do Brasil. Artigo apresentado no 3º Congresso Internacional de Negócios de Moda, Porto. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/283490694_O_mercado_de_moda_popular_brasileira_os_centros_de_comercializacao_de_vestuario_popular_na_regiao_Nordeste_do_Brasil. Acesso em 15/08/2019.

Braga, L. (2018). Centro Fashion Fortaleza ganha Troféu Empreender. Blog do Lauriberto, 26 de novembro. Disponível em: https://www.blogdolauriberto.com/2018/11/centro-fashion-fortaleza-ganha-trofeu.html. Acesso em 16/06/2022

Braga, L. (2022). Centro Fashion Fortaleza prevê alta de 30% no fluxo de clientes em junho. Blog do Lauriberto, 11 de junho. Disponível em: https://www.blogdolauriberto.com/2022/06/centro-fashion-fortaleza-preve-alta-de.html. Acesso em 16/06/2022.

Brandsen, T. & Pestoff V. (2006) Co-production, the third sector and the delivery of public services. Public Management Review, 8:4, 493-501, DOI: 10.1080/14719030601022874 DOI: https://doi.org/10.1080/14719030601022874

Cavalcante, I. (2017). "Negociaremos tudo, menos a permanência da José Avelino como está", diz RC. Jornal O Povo, 07 de fevereiro.

Disponível em: https://www.opovo.com.br/noticias/economia/2017/02/u201cnegociaremos-tudo-menos-a-permanencia-da-jose-avelino-como-esta.html. Acesso em 17/06/2022.

Cavalcante, I. (2017). Centro Fashion é inaugurado com 3 mil boxes funcionando. Jornal O Povo, Fortaleza, 26 abr. Disponível em: https://www.opovo.com.br/jornal/economia/2017/04/centro-fashion-e-inaugurado-com-3-mil-boxes-funcionando.html. Acesso em: 26/08/2019.

Centro Fashion Website (2020). Disponível em: http://www.centrofashion.com.br. Acesso em 09/05/2020.

Construtora Preferencial Website (2019). Disponível em: https://www.facebook.com/preferencialconstrutora/?rf=1430000040570003. Acesso em 06/05/2020.

Elkington, J. (1997). Cannibals with forks: The Triple Bottom Line of 21st Century Business. Capstone. DOI: https://doi.org/10.1002/tqem.3310080106

Elkington, J. (2012). Sustentabilidade: Canibais com garfo e faca. São Paulo: Makron Books.

Freire, F. M. (2015). A Feira de confecção da Praça da Sé e a economia do turismo: Um estudo da interrelação entre os setores de turismo, moda e economia informal em Fortaleza/CE. Dissertação de Mestrado Profissional não publicada. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Freitas, L. (2017). Centro Fashion espera dobrar fluxo e receber 240 mil pessoas. Jornal Diário do Nordeste. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/negocios/centro-fashion-espera-dobrar-fluxo-e-receber-240-mil-pessoas-1.1858840. Acesso em: 29/09/ 2019.

G1 Ceará (2015). MPCE quer a retirada dos ambulantes das calçadas do Centro de Fortaleza. Portal G1 CE, 18 maio. Disponível em: https://g1.globo.com/ceara/noticia/2015/05/mpce-quer-retirada-dos-ambulantes-das-calcadas-do-centro-de-fortaleza.html.

G1 CE. (2017). Obras de restauração da Rua José Avelino iniciam no dia 15 de maio, anuncia Prefeitura de Fortaleza. Portal G1 CE, 27 de abril. Disponível em: https://g1.globo.com/ceara/noticia/obras-de-restauracao-da-rua-jose-avelino-iniciam-no-dia-15-de-maio-anuncia-prefeitura-de-fortaleza.ghtml. Acesso em 06/05/2020.

Gimenez, C.; Sierra, V. & Rondon, J. (2012). Sustainable operations: Their impact on the triple bottom line. International Journal of Production Economics, v.140: 149–159. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijpe.2012.01.035

Gomes, R. (2017). Prefeitura encerra as atividades da Feira da José Avelino depois do Dia das Mães. Blog do Rogério Gomes, 28/04.

Grupo Marquise (2017). Centro Fashion oferece palestras e oficinas gratuitas para feirantes, em parceria com o Sebrae-CE. 22 de setembro. Disponível em: http://www.grupomarquise.com.br/release/centro-fashion-oferece-palestras-e-oficinas-gratuitas-para-feirantes-em-parceria-com-o. Acesso em: 16/06/2022.

Grupo Marquise (2019). História. Disponível em: http://www.grupomarquise.com.br/grupo-marquise. Acesso em: 16/11/2019.

Hart, K. (1973). Informal Income Opportunities and Urban Employment in Ghana. The Journal of Modern African Studies, V11, No 1: 61-89. DOI: https://doi.org/10.1017/S0022278X00008089

IBGE (2021). Conheça Cidades e Estados do Brasil. IBGE. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/fortaleza/panorama. Acessado em 16/06/2022.

IBGE (2022). Taxa de desocupação cai quase um ponto percentual no trimestre. Portal Governo do Brasil - gov.br. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/trabalho-e-previdencia/2022/03/taxa-de-desocupacao-cai-quase-um-ponto-percentual-no-trimestre. Acesso em 16/06/2022.

Nogueira, M. O. (2018). Infinitos tons de cinza: entre o formal e o informal, o Brasil se faz no semiformal. Mercado de Trabalho, 64, abr.: 87-97.

Lourenço, M. L. & Carvalho, D. (2013). Sustentabilidade social e desenvolvimento sustentável. Revista de Administração, Contabilidade e Economia, Santa Catarina, v. 12, n. 1, 1 set: 9-38.

Malhotra, N. K. (2012). Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 6. ed. Porto Alegre: Bookman.

Magno, A. (2021). Com 53% dos trabalhadores sem vínculo formal, Ceará é 6º do País com maior grau de informalidade. Jornal O Povo, 10 de março. Disponível em: https://www.opovo.com.br/noticias/economia/2021/03/10/com-53--dos-trabalhadores-sem-vinculo-formal--ceara-e-6---do-pais-com-maior-grau-de-informalidade.html. Acesso em: 16/06/2022.

Monasterio, C. (2016). O comércio informal e a preservação do Centro Histórico de Fortaleza. Jornal O Povo Online, 09 de abril. Disponível em https://www20.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2016/04/09/noticiasjornalopiniao,3600402/o-comercio-informal-e-a-preservacao-do-centro-historico-de-fortaleza.shtml. Acesso em 01/05/2020.

MORSE, J.M. (2000). Determining sample size. Qualitative Health Research, 10(1): 3-5. DOI: https://doi.org/10.1177/104973200129118183

O Estado (2015). Centro Fashion de Fortaleza investe em ações sustentáveis. Disponível em: https://oestadoce.com.br/cadernos/oev/centro-fashion-de-fortaleza-investe-em-acoes-sustentaveis/. Acesso em: 17/06/2022.

O Povo Online (2019). Com um crescimento de 25% no fluxo de clientes, Centro Fashion comemora dois anos. Jornal O Povo. Disponível em: https://www.opovo.com.br/noticias/economia/2019/04/26/com-um-crescimento-de-25--no-fluxo-de-clientes--centro-fashion-comemora-dois-anos.html. Acesso em 07/05/2020.

Pamplona, J. B. (2013). Mercado de trabalho, informalidade e comércio ambulante em São Paulo. Revista Brasileira de Estudos de População, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 225-249, Junho. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-30982013000100011

Pesce, L. & Abreu, C. B. M. (2013). Pesquisa qualitativa: considerações sobre as bases filosóficas e os princípios norteadores. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40: 19-29, jul./dez. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v22.n40.747

Pestoff, V. (2012). Co-production and Third Sector Social Services in Europe: Some Concepts and Evidence. VOLUNTAS - International Journal of Voluntary and Nonprofit Organizations, 23:1102–1118. DOI: https://doi.org/10.1007/s11266-012-9308-7

PMF - Prefeitura Municipal de Fortaleza (2015). ATA nº 68 da COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DO PLANO DIRETOR – CPPD, de 29 de julho. Disponível em: https://urbanismoemeioambiente.fortaleza.ce.gov.br/images/urbanismo-e-meio-ambiente/planejamento/ata_68a-_reuniao_cppd_retificada.pdf. Acesso em: 06/05/2020.

PMF - Prefeitura Municipal de Fortaleza (2017). Prefeitura de Fortaleza inaugura nova José Avelino e urbanização da Avenida Alberto Nepomuceno, 05 de outubro. Disponível em: https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/prefeitura-de-fortaleza-inaugura-nova-jose-avelino-e-urbanizacao-da-avenida-alberto-nepomuceno. Acesso em: 06/05/2020.

PMF - Prefeitura Municipal de Fortaleza (2021). Prefeitura de Fortaleza antecipa horário de funcionamento dos galpões da rua José Avelino e entorno, 23 de novembro. Disponível em: https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/prefeitura-de-fortaleza-antecipa-horario-de-funcionamento-dos-galpoes-da-rua-jose-avelino-e-entorno. Acesso em 06/05/2020.

Ramos, C. A. (2007). Setor Informal: do excedente estrutural à escolha individual. Marcos interpretativos e alternativa política. Econômica, Rio de Janeiro, v.9, n.1, p.115-137, junho. DOI: https://doi.org/10.22409/economica.9i1.p138

Rego, A.; Cunha, M. P. & Meyer Jr., V. (2018). Quantos participantes são necessários para um estudo qualitativo? Linhas práticas de orientação. Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa, vol. 17, núm. 2: 43-57. DOI: https://doi.org/10.12660/rgplp.v17n2.2018.78224

Ridder. H-G. (2017). The theory contribution of case study research designs. Business Research 10:281–305. DOI: https://doi.org/10.1007/s40685-017-0045-z

Salm, J. F.; Menegasso M. E. & Ribeiro, R. de M. (2007). Co-produção do bem público e o desenvolvimento da cidadania: o caso do PROERD em Santa Catarina. Revista Alcance - UNIVALI - Vol. 14 - n.2, Mai/Ago: 231-246.

Sanches, O. (2009). A economia informal e seus determinantes: uma análise comparativa entre as regiões metropolitanas de São Paulo e da cidade do México. Dissertação de Mestrado não publicada. PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

Kawasaki, R. (2020). Centro Fashion Fortaleza celebra 3 anos com o lançamento da Feira Digital e transmissões online sobre empreendedorismo e vendas. Disponível em: https://publicoa.com.br/centrofashionfortalezacelebra3anoscomlancamentodafeiradigitaletransmissoesonlinesobreempreendedorismoevendas/. Acesso em 16/06/2022.

Sebrae (2019). 8 benefícios de se formalizar como MEI. Sebrae. Disponível em: https://respostas.sebrae.com.br/8-beneficios-de-se-formalizar-como-mei/. Acesso em: 07/05/2020.

Sebrae (2022). MEI: confira as mudanças previstas para a categoria em 2022. Sebrae. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ma/noticias/mei-confira-as-mudancas-previstas-para-a-categoria-em-2022,e4896bde2f22f710VgnVCM100000d701210aRCRD. Acesso em 18/06/2022.

Silva, M. D. O. (2018). Economia Informal: Deslocamento e narrativas, a partir de uma etnografia de "Agentes de comercialização" - Sacoleiras no Centro Fashion em Fortaleza- CE. Dissertação de Mestrado não publicada. Universidade Federal do Pará, Brasil.

Silva, E. S. da; Santos, M. C. & Silva, J. B. (2010). Comércio Informal no centro de Fortaleza: Beco da Poeira e Feira da Sé. Artigo apresentado no XVI Encontro Nacional dos Geógrafos, Porto Alegre, Brasil.

Slaper, T. F.& Hall, T. J. (2011). The Triple Bottom Line: What Is It and How Does It Work? Indiana Business Review: 4-8.

Ximenes, V. (2022). Centro Fashion investe R$ 17 milhões em reforma e anuncia app de venda online. Jornal Diário do Nordeste, 26 de abril. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/victor-ximenes/centro-fashion-investe-r-17-milhoes-em-reforma-e-anuncia-app-de-venda-online-1.3222589. Acesso em 16/06/2022.

WCED - World Comission on Enviroment and Development (1987). Our Common Future: Report of the World Comission Environment and Development, Genebra. Disponível em: http://www.un-documents.net/ocf-ov.htm. Acesso em: 01 out 2019.

Publicado

2023-02-21

Cómo citar

Buhamra, C., Fontenele, H. G., Zabdiele Moreira, M., & Murakami, L. C. (2023). Solução sustentável para uma forma insustentável de comércio: um estudo no centro fashion fortaleza. Retail Management Review, 3(1), e24. https://doi.org/10.53946/rmr.v3i1.24

Número

Sección

Artigos de revisão

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.