Como a satisfação do cliente influencia na frequência de compras e experimentação em outros canais de vendas em um varejista no brasil

Autores/as

  • Valéria Luisa Abreu de Araujo Fundação Getúlio Vargas - FGV, São Paulo, (Brasil)
  • Maurício Gerbaudo Morgado Fundação Getúlio Vargas - FGV, São Paulo, (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.53946/rmr.v4i1.34

Palabras clave:

NPS, frequência de compras, fidelidade de clientes, canais de vendas, multicanalidade, gasto medio, CLV

Resumen

Objeto de análise: o Net Promoter Score, indicador usado para avaliar a satisfação dos clientes, também utilizado como indicador de desempenho por sua fácil implementação, análise e comunicação. Proposto por Frederich Reichheld (2003), essa pontuação funciona como medida de satisfação de consumo e mede a probabilidade de recomendação da empresa. Os objetivos deste trabalho foram identificar se esse score de satisfação pode exercer influência no consumo dos clientes, investigar se outros canais de vendas acabam por ser impulsionados por esse mesmo fator, bem como se existe variação no gasto médio e no CLV (Customer Lifetime Value) dos clientes de acordo com o NPS.

Metodologia utilizada: identificou a relação entre a nota de NPS e a fidelidade do cliente, caracterizado em frequência de compras, compras em outros canais da empresa, gasto médio entre os clientes promotores, neutros e detratores e também o valor de CLV por cliente, em uma empresa varejista no Brasil. A empresa estudada tem abrangência nacional, está presente em 22 estados brasileiros com aproximadamente 1.100 lojas físicas e forte participação no mercado de e-commerce. A companhia forneceu a base de clientes que responderam a pesquisa de NPS em 2019 e a partir de consultas do banco de dados da própria empresa foi levantado o comportamento de compra desses clientes no ano de 2020.

Os testes: foram realizados para identificar se houve diferença nas notas de NPS entre clientes dos canais de vendas (lojas físicas e  e-commerce) e também de acordo com gênero dos clientes, bem como identificar se clientes promotores tiveram maior frequência de compra, maior gasto médio, maior CLV e se experimentaram outro canal de vendas, quando comparados com clientes neutros e promotores. De forma geral, é possível dizer que foram identificadas fortes evidências que a satisfação do cliente (medida pelo NPS), influencia diretamente na frequência de compras, no gasto médio, no CLV e na experimentação de outros canais de consumo para clientes das lojas físicas. No entanto, as evidências mostraram que para clientes do e-commerce, essa diferença entre as mesmas variáveis é inexistente entre clientes promotores, neutros e detratores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Valéria Luisa Abreu de Araujo, Fundação Getúlio Vargas - FGV, São Paulo, (Brasil)

Mestra em MPGC-Varejo pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, São Paulo, (Brasil). Gerente Controladoria da Magazine Luiza S.A.

Maurício Gerbaudo Morgado, Fundação Getúlio Vargas - FGV, São Paulo, (Brasil)

Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, São Paulo, (Brasil). 

Citas

BASAK, S. et al. A game theoretic analysis of multichannel retail in the context of “showrooming”. Decision Support Systems, [s.l.], v. 103, p.34-45, nov. 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.dss.2017.09.002

BERMAN, B.; THELEN, S. A guide to developing and managing a well-integrated multi- channel retail strategy, International Journal of Retail & Distribution Management, vol.32, n.3, 2004, p.147-156. DOI: https://doi.org/10.1108/09590550410524939

BOROWSKI, C. 5 ferramentas indispensáveis para melhorar a experiência do cliente, 2016.

BRYNJOLFSSON, E.; HU, Y. J.; RAHMAN, M. S. Competing in the Age of Omnichannel Retailing: As technology blurs the distinctions between physical and online retailing, retailers and their supply-chain partners will need to rethink their competitive strategies. Mit Sloan Management Review, Cambridge, Massachusetts, v. 54, p.1-7, maio 2013. Trimestral.

CHARITOU, C. D; MARKEDIS, C. C. Responses to Disruptive Strategic Innovation. MIT Sloan Management Review, Winter, p. 55-63, 2003.

CRITTENDEN, V. L.; PETERSON, R. A.; ALBAUM, G. Technology and Business-to- Consumer Selling: Contemplating Research and Practice. Journal Of Personal Selling & Sales Management, [s.l.], v. 30, n. 2, p.103-109, mar. 2010. DOI: https://doi.org/10.2753/PSS0885-3134300201

DELOITTE (Org.). The New Digital Divide: Retailers, shoppers, and the digital influence factor. 2014. Disponível em:

<https://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/us/Documents/consumer-business/us-rd- thenewdigitaldivide-041814.pdf>. Acesso em: 21 julho 2021.

DICK, A.; BASU, K. (1994) Customer loyalty: toward an integrated conceptual framework. Journal of the Academy of Marketing Science, v.22, n.2 DOI: https://doi.org/10.1177/0092070394222001

DIXON, M., FREEMAN, K., TOMAN, N. (2010). Stop Trying to Delight Your Customers. HARVARD BUSINESS REVIEW, Boston, EUA, v. 88, n. 7, p. 116, ago.2010.

EAST, R., ROMANIUK, J., LOMAX, W. (2011). The NPS and the ACSI A critique and an alternative metric . International Journal of Market Research, Australia, v.53, n.3, 2011. DOI: https://doi.org/10.2501/IJMR-53-3-327-346

FÁVERO, Luiz Paulo Lopes; BELFIORE, Patrícia Prado. Manual de análise de dados: estatística e modelagem multivariada com excel, SPSS e stata. [S.l: s.n.], 2017.

FISHER, N. I.; KORDUPLESKI, R. E. Good and bad market research: a critical review of Net Promoter Score. Applied Stochastic Models in Business & Industry, v. 35, n. 1, p. 138-151, 2019. DOI 10.1002/asmb.2417, 2019. DOI: https://doi.org/10.1002/asmb.2417

KEININGHAM, TL, COOIL, B., ANDREASSEN, TW, & AKSOY, L. (2007) .Um exame longitudinal do promotor líquido e crescimento da receita. Journal of Marketing

KROL, M. W., DE BOER, D., DELNOIJ, D. M., et al. (2015). The Net Promoter Score – an asset to patient experience surveys?. Health Expectations, Nova Jersey, EUA, v. 18, n. 6, p. 3099-3109, dez.2015 DOI: https://doi.org/10.1111/hex.12297

KUMAR, V., POZZA, ID, & GANESH, J. (2013) Revisitando a relação satisfação-lealdade: generalizações empíricas e orientações para pesquisas futuras. Journal of Retailing

KUMAR, V.; AMAND, Ankit; SONG, Hyunseok. Future of Retailer Profitability: An Organizing Framework. Journal Of Retailing, [s.l.], v. 93, n. 1, p.96-119, mar. 2017 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jretai.2016.11.003

LIN, F., WEI, W. A Combined Method of r-NPS and t-NPS Evaluations for Identification of Negative Triggers of Detractors’ Experience. sustainability, China, fev.2020.

MITTAL, B. (2016). Retrospective: why do customers switch? The dynamics of satisfaction versus loyalty. Journal of Services Marketing, Kentucky, Estados Unidos, v. 30, n. 6, p. 569-575, 2016. DOI: https://doi.org/10.1108/JSM-07-2016-0277

OLIVER, R. L. (1997). Satisfaction: a behavioral perspective on the consumer. NY: McGraw Hill, 1997.

PFEIFER, P. E.; HASKINS, M. E.; CONROY, R. M. (2004). Customer lifetime value, customer profitability, and the treatment of acquisition spending. Journal of Managerial Issues, v. 26, 2004.

PINGITORE, G., MORGAN, N.A., REGO, L.L, GIGLIOTTI, A., Meyers, J. The single-question trap. Marketing Research, Westlake Village, CA. , v. 19, n. 2, p. 8-13, jun.2007, 2007.

POZZA, I. Multichannel management gets “social”. European Journal Of Marketing, [s.l.], v. 48, n. 7/8, p.1274-1295, 8 jul. 2014. DOI: https://doi.org/10.1108/EJM-10-2012-0598

REICHHELD, FF. O único número que você precisa para crescer. Harvard Business Review, 2003.

REICHHELD, F., MARKEY, R. The Ultimate Question 2.0: How Net Promoter Companies prosperam em um mundo orientado para o cliente, Harvard Business Press, 2011

SOUZA, M. G. de; SERRENTINO, A. Multivarejo na Próxima Economia. São Paulo: Pearson Education, 2002.

WALPOLE, R. E., MYERS, R.H., MYERS, S. L., YE, K. Probabilidade e Estatística para engenharia e ciências. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

ZAKI, M; KANDEIL, D; NEELY, A; MCCOLL-KENNEDY, R. J. (2016). The Fallacy of the Net Promoter Score: Customer Loyalty Predictive Model. Cambridge, Inglaterra. Disponível em: https://cambridgeservicealliance.eng.cam.ac.uk/resources/Downloads/Monthly%20Papers/2016OctoberPaper_Fa llacyoftheNetPromoterScore.pdf. Acesso em: 30 set. 2021

Publicado

2023-05-11

Cómo citar

de Araujo, V. L. A., & Morgado, M. G. (2023). Como a satisfação do cliente influencia na frequência de compras e experimentação em outros canais de vendas em um varejista no brasil. Retail Management Review, 4(1), e34. https://doi.org/10.53946/rmr.v4i1.34

Número

Sección

Gestão estratégica de varejo