Efeitos das compras por impulso e endividamento pessoal sobre o estresse financeiro
DOI :
https://doi.org/10.53946/rmr.v3i1.21Mots-clés :
Estresse Financeiro, Compras por impulso, EndividamentoRésumé
Objetivo do Trabalho: Analisar a influência das compras por impulso e do endividamento no nível de estresse financeiro dos alunos do curso de Administração de uma Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Metodologia: Realizou-se um estudo quantitativo do tipo explicativo, com corte temporal transversal. A amostra foi composta de 158 alunos e a coleta foi realizada nas salas de aula da própria universidade. O estresse financeiro foi mensurado a partir da Escala InCharge de Estresse Financeiro/Bem-Estar Financeiro, desenvolvida por Prawitz et al. (2006) e as relações existentes entre os construtos foram analisadas por meio de regressão linear múltipla e análise discriminante.
Originalidade: O estudo contribui para a compreensão dos efeitos das compras por impulso e do endividamento financeiro, como proxies de um mal planejamento financeiro individual, sobre o estresse financeiro.
Principais Resultados: Os resultados revelam que os estudantes apresentam alto nível de estresse financeiro e, coerentemente com a literatura, os achados sugerem que o endividamento pessoal afeta positivamente o estresse financeiro. As compras por impulso, por outro lado, afetam negativamente o estresse financeiro.
Contribuições Teóricas:O estresse financeiro, ao contrário do bem-estar financeiro, é afetado tanto pelas compras por impulso quanto pelo endividamento. A relação entre endividamento e estresse financeiro corroborou com a literatura sobre o tema, porém as compras impulsivas atuam como redutor do estresse financeiro, um efeito redutor do estresse, sugerindo que o efeito psicológico desse hábito supera seu efeito financeiro negativo.
Téléchargements
Références
ANETOH, J. C. et al. Sensory Attributes of Malt Drinks and Consumer Purchase Decisions. Journal of Food Products Marketing, v. 26, n. 5, p. 317–343, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10454446.2020.1767748. DOI: https://doi.org/10.1080/10454446.2020.1767748
BEATTY, Sharon E.; FERRELL, M. Elizabeth. Impulse Buying: Modeling Its Precursors. Journal Of Retailing, New York, v. 74, n. 2, p.166-191, 1998. DOI: https://doi.org/10.1016/S0022-4359(99)80092-X
BILLIEUX, J., ROCHAT, L., REBETEZ, M. M. L., & VAN DER LINDEN, M. Are all facets of impulsivity related to self-reported compulsive buying behavior?. Personality and Individual Differences, V. 44, n. 6, 1432-1442, 2008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.paid.2007.12.011
BONOMO, Brunno. uma análise da relação entre a compra não planejada e o endividamento pessoal. 2013. 74 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Administração de Empresas, Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças, Vitória, 2013.
BONOMO, Brunno; MAINARDES, Emerson Wagner; LAURETT, Rozelia. Compra não Planejada e Endividamento Pessoal: Uma Análise de Relação. Revista Administração em Diálogo - RAD, v. 19, n. 3, p. 49-69, ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.23925/2178-0080.2017v19i3.32758
CATARINA, Graciele Maria Frois Santa. Aspectos Influenciadores de Compras Planejadas e não Planejadas: uma análise com cluster e regressão logística. 2009. 84 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009.
CHEN, Y. et al. How do product recommendations affect impulse buying? An empirical study on WeChat social commerce. Information and Management, v. 56, n. 2, p. 236–248, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.im.2018.09.002 DOI: https://doi.org/10.1016/j.im.2018.09.002
CIRIBELI, João Paulo; BARBOSA, Priscila. Análise de Cluster com os Alunos do Curso de Administração: um paralelo entre as compras não planejadas e o endividamento. Revista Científica FAGOC - Multidisciplinar, v. 2, n. 2, 2017.
Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) (Org.). Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor - PEIC. 2018.
Consumer Financial Protection Bureau (CFPB). Financial well-being: the goal of financial education. 2015.
DINIZ, Anna Paula Carvalho. Bem-Estar Financeiro: uma análise multifatorial do comportamento maranhense. 150 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Administração, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.
EMPLOYEE FINANCIAL WELLNESS SURVEY: Pricewaterhousecoopers Llp, n. 50, abr. 2017. Disponível em: https://www.pwc.com/us/en/private-company-services/publications/assets/pwc-2017-employee-wellness-survey.pdf. Acesso em: 06 set. 2018.
FIELD, Andy. Descobrindo a estatística usando o SPSS. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FINESSE, Financial. Financial Stress Research. 2016. Disponível em: https://www.financialfinesse.com/2017/01/01/2016-financial-stress-research/. Acesso em: 31 jul. 2019.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas S.a., 2002.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas S.a., 2008.
KIM, Jinhee; GARMAN, Eric Thomas. Financial Stress and Absenteeism: An Empirically Derived Research Model. Financial Counseling and Planning, v. 14, n. 1, p.31-42, jan. 2003.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios De Marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson Brasil, 2014.
MASCARENHAS, Sidnei Augusto (Org.). Metodologia Científica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
MINELLA, João Marcos; BERTOSSO, Henrique; PAULI, Jandir; CORTE, Vitor Francisco Dalla. A Influência do Materialismo, Educação Financeira e Valor Atribuído ao Dinheiro na Propensão ao Endividamento de Jovens. Gestão & Planejamento-G&P, v. 18, 2017. DOI: https://doi.org/10.21714/2178-8030gep.v18.4257
OLIVATO, Herica; SOUZA, Patricia Keli Botari de. Endividamento: um estudo preliminar dos fatores contribuintes. Anais do 1º Simpósio de Educação e do 1º Encontro Científica de Educação da Unisalesiano, Lins/São Paulo, 2007.
PORPINO, Gustavo; PARENTE, Juracy. Antecedentes e consequências da compra impulsiva: um estudo exploratório. In: Congresso online–Gestão, educação e promoção da saúde. 2013.
PRAWITZ, Aimee D. et al. InCharge Financial Distress/Financial Well-Being Scale: Development, Administration, and Score Interpretation. Financial Counseling And Planning, Issue, v. 17, p.34-50, jan. 2006. DOI: https://doi.org/10.1037/t60365-000
ROOK, Dennis W. "The Buying Impulse," Journal of Consumer Research, 14 (September): 189-199. 1987. DOI: https://doi.org/10.1086/209105
ROOK, Dennis W.; HOCH, Stephen J.. Consuming Impulse. na - Advances In Consumer Research, Provo, v. p.23-27, 1985.
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SP) (Org.). Inadimplência: como evitar e resolver. 2011.
Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) (Org.). Endividamento e impacto nas finanças do consumidor. 2018.
Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) (Org.). Os influenciadores das compras por impulso. 2015. Disponível em: https://www.spcbrasil.org.br/uploads/st_imprensa/analise_os_influenciadores_das_compras_por_impulso.pdf. Acesso em: 30 jul. 2018.
Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) (Org.). Uso do crédito. 2018. Disponível em: https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas/pesquisa/4616. Acesso em: 25 jul. 2018.
SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 11. ed. Porto Alegre: Bookman Editora Ltda, 2016. 586 p. Tradução de: Beth Honorato.
SOUZA, Fabio Tosta Gadelha. os efeitos do estresse financeiro no ambiente de trabalho brasileiro.2017. 53 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Economia, Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, São Paulo, 2017.
STRESS IN AMERICA: The State of Our Nation: American Psychological Association, 2017. Disponível em: https://www.apa.org/news/press/releases/stress/2017/state-nation.pdf. Acesso em: 06 set. 2018.
TOPCU, Y.; DAĞDEMIR, V. Turkish Consumer Purchasing Decisions Regarding PGI-labelled Erzurum Civil Cheese. Alınteri Zirai Bilimler Dergisi, v. 32, n. 2, p. 69–80, 2017. DOI: https://doi.org/10.28955/alinterizbd.343725
VAZQUEZ, D. et al. Investigating narrative involvement, parasocial interactions, and impulse buying behaviours within a second screen social commerce context. International Journal of Information Management, v. 53, n. May, p. 1–12, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2020.102135. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2020.102135
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Carolina Helena Medeiros Alves de Oliveira, Liana Holanda Nepomuceno Nobre, Fábio Chaves Nobre 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas de Modification 4.0 International.
Authors who publish in this journal agree to the following terms: the author(s) authorize(s) the publication of the text in the journal;
The author(s) ensure(s) that the contribution is original and unpublished and that it is not in the process of evaluation by another journal;
The journal is not responsible for the views, ideas and concepts presented in articles, and these are the sole responsibility of the author(s);
The publishers reserve the right to make textual adjustments and adapt texts to meet with publication standards.
Authors retain copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Atribuição NãoComercial 4.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/), which allows the work to be shared with recognized authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and are encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on a personal web page) at any point before or during the editorial process, as this can generate positive effects, as well as increase the impact and citations of the published work (see the effect of Free Access) at http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html