Mudando a forma de fazer varejo
DOI:
https://doi.org/10.53946/rmr.v3i1.19Palavras-chave:
varejo, covid19, adaptaçãoResumo
Objetivo: Analisar como a pandemia de COVID-19 impulsionou mudanças no setor varejista por meio de adoção tecnológica. Buscou-se entender os movimentos organizacionais e sua velocidade na adaptação rápida em resposta aos efeitos das restrições impostas.
Método/Abordagem: A instrumentalização de coleta de informações deste ensaio se deu por meio de relatórios de consultorias globais.
Principais Resultados: Os principais resultados indicam que a COVID-19 afetou o setor varejista e a continuidade dos negócios. O investimento em base tecnológica robusta é importante para contrapor os efeitos da pandemia e por fim, desenvolver uma mentalidade inovadora e ágil se torna inevitável na preparação para desafios futuros.
Relevância/Originalidade: A relevância desse ensaio está em apontar como os efeitos da pandemia de COVID-19 impactaram as operações no setor varejista e de que forma as empresas se movimentaram adotando tecnologias e tomando decisões rápidas para se manterem vivas neste contexto.
Contribuições teóricas e metodológicas: A contribuição teórica se dá por evidenciar os efeitos da pandemia de COVID-19 no setor varejista. Esta pandemia gerou uma das maiores limitações de pessoas em escala global e com impactos diretos no ambiente de negócios. Metodologicamente o ensaio contribui em trazer novas perspectivas sobre como o setor varejista avançou na adoção tecnológica para minimizar os efeitos da pandemia.
Downloads
Referências
Referência
BCG, (2020, July 1). Can Delivery Companies Keep Up with the E-Commerce Boom? | BCG. Retrieved June 7, 2020, from https://www.bcg.com/en-br/publications/2020/can-delivery-companies-keep-up-with-the-ecommerce-boom.aspx
Business Wire, 87% Of Shoppers Prefer to Shop in Stores With Touchless or Robust Self-Checkout Options During COVID-19 Pandemic. (2020, April 7). Retrieved June 7, 2020, from https://www.businesswire.com/news/home/20200407005086/en/87-Shoppers-Prefer-Shop-Stores-Touchless-Robust
Capgemini, (2020, April 9). Touchless Retail: What the Rest of the World could learn from China’s new ways to shop. Retrieved June 7, 2020, from https://www.capgemini.com/2020/04/preparing-for-tomorrow-touchless-retail-chinas-new-way-to-shop/
Et Retail, (2020, July 6). Why going ‘Touchless’ should be the priority for retail post COVID-19 pandemic - Re-Tales by Nitin Chhabra | ET Retail. Retrieved June 7, 2020, from https://retail.economictimes.indiatimes.com/re-tales/why-going-touchless-should-be-the-priority-for-retail-post-COVID-19-pandemic/4260
Google, F. (2020, July 1). Como o varejo alimentar pode se ressignificar? Veja dados e caminhos na live do Google Academy. Retrieved June 7, 2020, from https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/como-o-varejo-alimentar-pode-se-ressignificar-veja-dados-e-caminhos-na-live-do-google-academy/
KPMG Global retail trends 2020. (2020, May 15). Retrieved June 7, 2020, from https://home.kpmg/xx/en/home/insights/2020/05/global-retail-trends-2020-preparing-for-new-reality.html
Mike Webster, S. (2020, June 22). 3 strategies to lead through the “New Next.” Retrieved June 7, 2020, from https://www.retaildive.com/spons/3-strategies-to-lead-through-the-new-next/580219/
PWC https://www.pwc.com/us/en/retail-consumer/publications/assets/pwc-retailing-2020.pdf. Accessed 15 July 2020.
Shekel - 90% of Shoppers Want Self-Checkout Machines to Automatically Identify Items According to Shekel-Sponsored Consumer Survey. Retrieved June 7, 2020, from https://www.shekelonline.com/27-news/85-90-of-shoppers-want-self-checkout-machines-to-automatically-identify-items-according-to-shekel-sponsored-consumer-survey
Who Advice for the Public on COVID-19 – World Health Organization. World Health Organization, https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public. Accessed 15 July 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Genésio Renovato da Silva Neto, Norberto Almeida de Andrade, Giuliano Carlo Rainatto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html