Atributos específicos dos cafés especiais são importantes para quem consome a bebida? Um estudo sobre atenção e atitudes

Autores

  • Lucas de Vasconcelos Teixeira Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo - FEA/USP, São Paulo, (Brasil)
  • Leandro Leonardo Batista Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA/USP, São Paulo, (Brasil)
  • Nuno Manoel Martins Dias Fouto Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo - FEA/USP, São Paulo, (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.53946/rmr.v3i1.23

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor, Cafés especiais, Atenção visual

Resumo

Objetivo do estudo: Examinar a atenção dos consumidores de café a atributos socioambientais, de denominação de origem e de torra dos cafés de alta qualidade no intuito de verificar a relação entre a atenção visual, avaliação e atitude durante o processo de tomada de decisão.

Metodologias: Além da pesquisa bibliográfica e documental, a metodologia de pesquisa é híbrida, contando com experimento controlado utilizando eye-tracking combinado a um questionário (estudo 1); o estudo 2 consiste em survey online submetido a grupos de baristas e de entusiastas dos cafés especiais no Facebook.

Principais resultados: Os consumidores mostraram-se interessados em saber mais sobre as certificações socioambientais e de denominação de origem dos cafés que consomem em comparação com o atributo torra. Os resultados de atenção e de escolha das embalagens em articulação com o obtido no survey validam as proposições 1 e 2 sobre a relevância dos selos socioambientais e de denominação de origem para o consumidor. Por sua vez, a torra do café foi mais relevante para o público conhecedor do que para o leigo, confirmando a proposição 3 de pesquisa.

Contribuições teóricas/metodológicas: Empreender uma pesquisa com diferentes metodologias, experimento em laboratório e um survey online, representa uma oportunidade de abarcar em uma mesma pesquisa diferentes visões (leigos e experts) em relação ao consumo de café. O estudo contribui teoricamente para as pesquisas de atenção visual e atitudes ao incluir o consumo de café nesta seara investigativa.

Relevância/originalidade: A principal contribuição dessa pesquisa versa sobre a efetividade das informações colocadas nos rótulos das embalagens de cafés especiais, o que é de interesse tanto da academia quanto do mercado.

Implicações sociais/gestão: Os rótulos com as informações analisadas dos cafés especiais realizam apropriadamente o papel de primeira ativação, mas precisam estar inseridos em uma campanha de comunicação integrada que alimente a atitude de compra, seja no varejo ou em outros pontos de contato das marcas com seus consumidores.

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Biografia do Autor

Lucas de Vasconcelos Teixeira, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo - FEA/USP, São Paulo, (Brasil)

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da  Escola Superior de Propaganda e Marketing - PPGCOM/ESPM, São Paulo, (Brasil). Doutorando pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo - FEA/USP, São Paulo. Professor da Pós-Graduação Lato Sensu EaD da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM.

Leandro Leonardo Batista, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA/USP, São Paulo, (Brasil)

Doutor em Comunicação Social University of North Carolina System - UNC, (Estados Unidos). Professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA/USP, São Paulo, (Brasil), e do programa de pós-graduação PPGCOM-USP. 

 

 

Nuno Manoel Martins Dias Fouto, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo - FEA/USP, São Paulo, (Brasil)

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo, FEA/USP, São Paulo, (Brasil). Professor da área de Economia das Organizações do departamento de administração da FEA/USP.

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Publicado

2023-02-17

Como Citar

Teixeira, L. de V., Batista, L. L., & Fouto, N. M. M. D. . (2023). Atributos específicos dos cafés especiais são importantes para quem consome a bebida? Um estudo sobre atenção e atitudes. Retail Management Review, 3(1), e23. https://doi.org/10.53946/rmr.v3i1.23

Edição

Seção

Comportamento do consumidor no cenário varejista