A eficiência do merchandising no ponto de venda

Auteurs-es

  • Paulo Henrique Pinho de Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/Rio Janeiro, (Brasil)
  • Fernanda Costa Lasmar Duarte Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/Rio Janeiro, (Brasil)

DOI :

https://doi.org/10.53946/rmrreview.v4i1.40

Mots-clés :

marketing, trademarketing, varejo, merchandising

Résumé

Objetivo do Trabalho: O objetivo desse estudo é analisar as estratégias de merchandising da empresa Red Bull para reverter um cenário desfavorável dentro do ponto de venda, do ponto de vista da percepção de marca.

 Metodologia: Esta pesquisa se baseia em uma entrevista realizada com o líder do projeto na empresa, e observações diretas dos autores a partir de informações públicas e experiências no PDV.

Originalidade: Este material resume o estudo apresentado pelos autores na elaboração de um trabalho de conclusão de curso, no Cefet-RJ.

Principais Resultados: O projeto piloto apresentou crescimento de 50% nas vendas, no entanto após implementar no Brasil inteiro os resultados obtidos foram de 31% de aumento nas vendas do produto.

Contribuições Teóricas: Este estudo contribui para a literatura sobre marketing numa perspectiva prática como um experimento, uma vez que nem sempre os autores e pesquisadores possuem recursos para implementar suas estratégias. Desta forma, conectando-se ao referencial teórico apresentado, os autores conseguem mensurar os benefícios da estratégia de merchandising utilizada pela marca RedBull e podem servir de parâmetro para que outras empresas realizem seus próprios projetos.

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Bibliographies de l'auteur-e

Paulo Henrique Pinho de Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/Rio Janeiro, (Brasil)

Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/Rio Janeiro, (Brasil). Professor do curso de Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET. Rio de Janeiro.

Fernanda Costa Lasmar Duarte, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/Rio Janeiro, (Brasil)

Pós-Graduada MBA em Inteligência Competitiva e Inovação em Marketing pelo Descomplica. Aluna do curso de Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET. Rio de Janeiro.

Références

BARRET, Richard. Libertando a alma da empresa: como transformar a organização numa entidade viva. São Paulo: Editora Cultrix, 2000.

GRACIOSO, Francisco. As novas arenas da comunicação com o mercado. São Paulo: Atlas, 2008

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hiermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

KOTLER, Phillip, KARTAJAYA, Hiermawan, SETIWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

SILVA, Eduardo. Merchandising: o que é e qual a sua importância?. 2019. Disponível em: <https://clubedotrade.com.br/blog/o-que-e-merchandising/>. Acesso em: 13/11/2019.

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Publié-e

2023-11-06

Comment citer

Pinho de Oliveira, P. H., & Costa Lasmar Duarte, F. (2023). A eficiência do merchandising no ponto de venda. Retail Management Review, 4(1), e40. https://doi.org/10.53946/rmrreview.v4i1.40

Numéro

Rubrique

Visual merchandising e gerenciamento de categorias