Comportamento do consumidor lgbtqiap+: um estudo exploratório

Auteurs-es

  • Alex Lisboa Araujo Carregosa Universidade Federal Fluminense - UFF, Rio de Janeiro, (Brasil).
  • Renata Céli Moreira da Silva Paula Universidade Federal Fluminense - UFF, Rio de Janeiro, (Brasil).

DOI :

https://doi.org/10.53946/rmrreview.v4i1.54

Mots-clés :

Comportamento do consumidor, Consumo, LGBTQIAP

Résumé

Objetivo do Trabalho: O objetivo do presente trabalho é investigar o comportamento do consumidor LGBTQIAP+ e identificar se eles conhecem marcas que apoiam a comunidade e se buscam comprar das marcas que utilizam de ações afirmativas em prol do movimento.

Metodologia: O foco do estudo foi na cidade de Macaé, no estado do Rio de Janeiro e foram realizadas entrevistas em profundidade guiadas por um roteiro semiestruturado. O roteiro abordou quatro grupos de questionamentos: dados demográficos; comportamento de consumo e decisões de compra; representatividade; e perspectivas locais e futuras. Foram entrevistados sete indivíduos pertencentes à comunidade.

Originalidade: O estudo traz contribuições para pesquisas sobre a cidade de Macaé, já que existem poucos estudos sobre o tema.

Principais Resultados: Os resultados apontaram um certo nível de influência na hora da decisão da compra que foram baseados em aspectos pessoais na perspectiva marca-indivíduo ou produto-indivíduo. Alguns aspectos importantes para a influência analisada foram: publicidade, representatividade e originalidade do produto. Notou-se um interesse dos indivíduos que as marcas utilizem de ações mais genuínas e não foquem apenas no Mês do Orgulho LGBTQIAP+.

Contribuições Teóricas: Os consumidores entrevistados da cidade de Macaé valorizam marcas que apoiam a causa de maneira genuína.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Alex Lisboa Araujo Carregosa, Universidade Federal Fluminense - UFF, Rio de Janeiro, (Brasil).

Graduação em Administração na Universidade Federal Fluminense - UFF, Rio de Janeiro, (Brasil).

Renata Céli Moreira da Silva Paula, Universidade Federal Fluminense - UFF, Rio de Janeiro, (Brasil).

Doutorado em Administração na Pontifícia Universidade Católica - PUC, Rio de Janeiro.  Professora do Deparamento de Administração da  Universidade Federal Fluminense - UFF, Rio de Janeiro, (Brasil).

Références

Arora, N., Prashar, S., Parsad, C., & Vijay, T.S. (2019). Mediating Role of Consumer Involvement between Celebrity Endorsement and Consumer Evaluation: Comparative Study of High and Low Involvement Product. Asian Academy of Management Journal, 24(2). DOI: https://doi.org/10.21315/aamj2019.24.2.6

Atanasova, A., & Eckhardt, G.M. (2021). The broadening boundaries of materialism. Marketing Theory, 21(4). DOI: https://doi.org/10.1177/14705931211019077

Barbosa, L. (2008). Sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Zahar.

Baudrillard, J. (2008). A Sociedade de Consumo. Lisboa: Edições 70.

Bezerra, C.O., & Davel, E.P.B. (2017). Tradição e Inovação na Era Digital: Valor Simbólico, Cultura e Marketing. REAd-Revista Eletrônica de Administração, 23(3). DOI: https://doi.org/10.1590/1413-2311.169.63214

Cheng, Y., Zhou, X., & Yao, K. (2023). LGBT-Inclusive Representation in Entertainment Products and Its Market Response: Evidence from Field and Lab. Journal of Business Ethics, 183. DOI: https://doi.org/10.1007/s10551-022-05075-4

Chung, J., Lee, L., Lehmann, D.R., & Tsai, C. (2023). Spending Windfall (“Found”) Time on Hedonic versus Utilitarian Activities. Journal of Consumer Research, 49(6). DOI: https://doi.org/10.1093/jcr/ucac032

Churchill, G., & Peter, J.P. (2012). Marketing: criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva.

Cirino, J.A.F., & Antunes, E. (2020). Análise de conteúdo do acontecimento jornalístico “Casais de O Boticário”. Comunicação, Mídia e Consumo, 17(49), 268-294. DOI: https://doi.org/10.18568/cmc.v17i49.2167

Corrêa, F. (2018). Pink Money: O Público LGBT Tem Cada Vez Mais Peso no Mercado de Consumo. Hoje em Dia. Disponível em:<https://www.hojeemdia.com.br/primeiro-plano/pink-money-p%C3%BAblico-lgbt-tem-cada-vez-mais-peso-no-mercado-de-consumo-1.594486>. Acesso em: 05 jul. 2023.

Costa, B.S., Diz, J.B.M., & Oliveira, M.L. (2018). Cultura de consumismo e geração de resíduos. Revista Brasileira de Estudos Políticos, (116), 159-183.

Costa, M.F., Silva, D.W.O., & Campos, P.O. (2020). Percepção de preço, autocontrole e arrependimento pós-compra: um estudo com consumidores de compra coletiva. RIMAR-Revista Interdisciplinar de Marketing, 10(2). DOI: https://doi.org/10.4025/rimar.v10i2.51975

Dryglas, D., & Salamaga, M. (2018). Segmentation by push motives in health tourism destinations: A case study of Polish spa resorts. Journal of Destination Marketing & Management, 9, 234-246. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jdmm.2018.01.008

Eisend, M., & Hermann, E. (2019). Consumer Responses to Homosexual Imagery in Advertising: A Meta-Analysis. Journal of Advertising, 48(4). DOI: https://doi.org/10.1080/00913367.2019.1628676

Feitosa, C. (2018). A participação social nos 40 anos de Movimento LGBT brasileiro. In: Green, J., Quinalha, R., Caetano, M., & Fernandes, M. (Org.) História do Movimento LGBT no Brasil. São Paulo: Alameda.

Forleo, C.A., & Slongo, L.A. (2019). Afinidade ou Aspiração? Grupos de Referência Valorizados por Consumidoras de Baixa Renda. REAd-Revista Eletrônica de Administração, 25(2). DOI: https://doi.org/10.1590/1413-2311.249.91706

Godoy, A.S. (1995). Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE-Revista de Administração de Empresas, 35(3), 20-29. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000300004

Gois, P., & Ferraz, J.M. (2021). Introdução ao Pinkwashing: Representatividade e Marcas Engajadas. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 15(2). DOI: https://doi.org/10.12712/rpca.v15i2.49768

Gois, P.L.F., & Silva, S.M.M.M. (2023). A Produção Acadêmica Brasileira sobre o Consumidor LGBTQIAP+. Revista Economia & Gestão, 23(64), 113-130. DOI: https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2023v23n64p113-130

Guerra, W.S.T. (2020). Orgulho e Preconceito dentro da Comunidade LGBTQIA+. Boletim de Conjuntura-BOCA, 3(7).

Hamel, M.H. (2019). Temas Contemporâneos do Direito. Campus de Sarandi - RS.

Hernández-Ortega, B. (2020). When the performance comes into play: The influence of positive online consumer reviews on individuals’ post- DOI: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2019.08.026

consumption responses. Journal of Business Research, 113, 422-435.

Ikeda, A.K., Malinoski, P.W., & Teixeira Filho, C. (2018). A marca midiatizada e a representação LGBTQ na moda. Anais do XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Cascavel: Intercom.

Justiça do Trabalho. 2021. LGBTQIAP+: Você sabe o que essa sigla significa? Disponível em:<https://www.trt4.jus.br/portais/trt4/modulos/noticias/465934>. Acesso em: 01 jul.2023.

Kotler, P. (1998). Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas.

Kotler, P., & Armstrong, G. (2003). Princípios do Marketing. São Paulo: Atlas.

Kotler, P., & Keller, K.L. (2006). Administração de marketing. São Paulo: Pearson.

Lacerda, L.X.B., & Santos, C.E.F. (2020). O Movimento LGBT no Brasil: Reflexões Sobre Trajetória e Lutas (1970-2000). Anais do X Encontro Estadual de História.

Liu, H.H., & Chou, H.Y. (2020). Payments formats and hedonic consumption. Psychology & Marketing, 37(11). DOI: https://doi.org/10.1002/mar.21404

Lupetti, M. (2007). Gestão estratégica da comunicação mercadológica. São Paulo: Thomson Learning.

Matos, G.L.C., Paula, P.H.S., & Domingues, R.M. (2017). Campanhas Publicitárias para o Público LGBT: posicionamento de marca ou oportunidade de mercado. Anais do XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. Volta Redonda: Intercom.

Mi, L., Zhu, H., Yang, J., Gan, X., Xu, T., Qiao, L., & Liu, Q. (2019). A new perspective to promote low-carbon consumption: The influence of reference groups. Ecological Economics, 161, 100-108. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ecolecon.2019.03.019

Montardo, S.P., & Valiati, V.A.D. (2021). Streaming de conteúdo, streaming de si? Elementos para análise do consumo personalizado em plataformas de streaming. Revista FAMECOS, 28, 1-14. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.35310

Neves, C.S.B., & Brambatti, L.E. (2019). O Comportamento do Turista LGBT com Relação ao Consumo em Viagens de Lazer. Rosa dos Ventos, 11(4), 832-846. DOI: https://doi.org/10.18226/21789061.v11i4p832

Oliveira, A.S.F., & Machado, M. (2021). Mais do que dinheiro: Pink Money e a circulação de sentidos na comunidade LGBT+. Signos do Consumo, 13(1), 20-31. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v13i1p20-31

Oliveira, T.S. (2020). Significados do Consumo Para o Público LGBT: Um Estudo no Estado de Minas Gerais. Dissertação (Mestrado) de Administração, UniHorizontes, Belo Horizonte.

Oliveira, V.B., & Silva, M.A.M. (2017). Empresas e Marcas se voltam para a causa LGBT. Anais do XXI INIC/UNIVAP.

Olson, E., & Park, H.J. (2019). The Impact of Age on Gay Consumers’ Reaction to the Physical and Social Servicescape in Gay Bars. International Journal Of Contemporary Hospitality Management, 31(9). DOI: https://doi.org/10.1108/IJCHM-12-2018-0999

Praxedes, T.O., Medeiros, P.P.F., Bonfim, I.S., & Rios, J.R.A.C. (2016). Publicidade Contraintuitiva LGBT: Uma análise da campanha Beijo Close Up no Instagram. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo:Intercom.

Ranchi, L., & Vicenzi, T.K. (2018). Comportamento do Consumidor. Indaial: Uniasselvi.

Richard, M.O., & Habibi, M.R. (2016). Advanced modeling of online consumer behavior: The moderating roles of hedonismo and culture. Journal of Business Research, 69(3). DOI: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2015.08.026

Rodrigues, J.C. (2018). A imprensa gay do Brasil. In: Green, J., Quinalha, R., Caetano, M., & Fernandes, M. (Org.) História do Movimento LGBT no Brasil. São Paulo: Alameda.

Sala, S., Crenna, E., Secchi, M., & Sanyé-Mengual, E. (2020). Environmental Sustainability of European production and consumption assessed against planetary boundaries. Journal of Environmental Management, 269(1). DOI: https://doi.org/10.1016/j.jenvman.2020.110686

Santos, F.C.B. (2018). Segmentação do Mercado Automobilístico Brasileiro por meio de Coortes. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

Santos, G.S., & Cunha, J.L.R. (2019). Representações sociais e narrativas publicitárias: orgulho de ser LGBT pela Skol. Revista Dispositiva, 8(13). DOI: https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2019v8n13p43-65

Sebrae. (2017). Turismo LGBT pode representar oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas. Disponível em:<https://sebraers.com.br/turismo-lgbt-pode-representar-oportunidades-de-negocios-para-micro-e-pequenas-empresas>. Acesso em: 03 jul. 2023.

Silva, M.B.F. (2019). Representatividade negociada: feminilidade, raça e gênero na publicidade. Revista Brasileira de História da Mídia, 8(2). DOI: https://doi.org/10.26664/issn.2238-5126.8220199592

Silva, M.J.B., & Farias, S.A. (2022). Meu corpo, suas regras? Reflexões sobre grupos de referência e sacrifício percebido pelo consumidor fitness. Cadernos EBAPE.BR, 20(5). DOI: https://doi.org/10.1590/1679-395120210204

Simões, J.A., & Facchini, R. (2009). Na trilha do arco-íris - Do movimento homossexual ao LGBT. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo.

Solomon, M.R. (2011). O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. Porto Alegre: Bookman.

Sood, A., Quintal, V., & Phau, I. (2023). Adapting to the Instagram Esthetic and Exploring Influencers of Hedonic Consumption. Journal of International Consumer Marketing, 35(3), 259-275. DOI: https://doi.org/10.1080/08961530.2022.2109230

Souza, M.C., & Mesquita, J.M.C. (2017). Segmentação Psicográfica: quais os métodos mais eficazes em pesquisas de mercado? Teoria e Prática em Administração, 7(1). DOI: https://doi.org/10.21714/2238-104X2017v7i1-30817

Spizzirri, G., Eufrásio, R.A., Abdo, C.H.N., & Lima, M.C.P. (2022). Proportion of ALGBT adult Brazilians, sociodemographic characteristics, and self-reported violence. Scientific Reports, 12(8). DOI: https://doi.org/10.1038/s41598-022-15103-y

Sudbury-Riley, L., & Kohlbacher, F. (2018). Moral avoidance for people and planet: anti-consumption drivers. Management Decision, 56(3), 677-691. DOI: https://doi.org/10.1108/MD-12-2016-0907

Taques, F.J. (2007). Movimento GLBT em Santa Catarina: A Questão do Empoderamento. Dissertação de Mestrado em Sociologia. Universidade Federal de Santa Catarina.

Tejon, J.L., Panzarani, R., & Megido, V. (2010). Luxo for all. 2ª Ed. Gente.

Tressoldi, C., & Cardoso, J.G. (2021). A Representatividade LGBTQ no Marketing Mix: Como dar Visibilidade a esse Consumidor? International Journal of Business & Marketing, 6(1).

Urry, J. (2010). Consuming the Planet to Excess. Theory, Culture & Society, 27(2-3). DOI: https://doi.org/10.1177/0263276409355999

Viégas, A.C., Moraes, K., Oliveira, R., & Silva, M. (2016). Causas sociais como condutor de posicionamento de marca: um estudo de caso das campanhas da Skol e Avon. Revista Multiplicidade, 7. DOI: https://doi.org/10.59237/multipli.v7i7.71

Wandoko, W., & Panggati, I.E. (2022). The Influence of Digital Influencer, e-WOM and Information Quality on Customer Repurchase Intention toward Online Shop in e-Marketplace during Pandemic COVID-19: The Mediation Effect of Customer Trust. Journal of Relationship Marketing, 21(2). DOI: https://doi.org/10.1080/15332667.2022.2035198

Wang, P., & Huang, Q. (2023). Digital influencers, social power and consumer engagement in social commerce. Internet Research, 33(1), 178-207. DOI: https://doi.org/10.1108/INTR-08-2020-0467

Woitowicz, K.J. (2009). Recortes da mídia alternativa: histórias e memórias da comunicação no Brasil. Ponta Grossa: Editora UEPG.

Yeh, C.H., Wang, Y.S., & Yieh, K. (2016). Predicting smartphone brand loyalty: Consumer value and consumer-brand identification perspectives. International Journal of Information Management, 36(3), 245-257. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2015.11.013

Zhu, H., Guan, H., Han, Y., & Li, W. (2019). A Study of Tourists’ Holiday Rush-Hour Avoidance Travel Behavior Considering Psychographic Segmentation. Sustainability, 11(13). DOI: https://doi.org/10.3390/su11133755

Téléchargements

Publié-e

2024-08-09

Comment citer

Lisboa Araujo Carregosa, A., & Moreira da Silva Paula, R. C. (2024). Comportamento do consumidor lgbtqiap+: um estudo exploratório. Retail Management Review, 4(1), e54. https://doi.org/10.53946/rmrreview.v4i1.54

Numéro

Rubrique

Comportamento do consumidor no cenário varejista