Um mar rubro-negro desaguando em um oceano azul: uma análise do clube de regatas do flamengo sob a perspectiva da estratégia do oceano azul

Autores

  • Diogo Gabriel Teixeira de Gouvêa Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-Rio de Janeiro, (Brasil)
  • Renan da Silva Machado Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC - Rio de Janeiro, (Brasil)
  • Marina Pereira Mota da Silva Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, (Brasil)
  • Rafael Cavalcanti de Jesus Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC - Rio de Janeiro, (Brasil)
  • Pedro Senna Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET, Rio de Janeiro, (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.53946/rmr.v4i1.30

Palavras-chave:

Estratégia Organizacional, Oceano Azul, Clube de Regatas do Flamengo

Resumo

Objetivo: Este trabalho analisa a gestão do Clube de Regatas do Flamengo, utilizando a estratégia do Oceano Azul, investigando seus aspectos e contribuições para os ganhos do clube, especialmente no futebol.

Método: Adotando a metodologia de estudo de caso, o Flamengo é o objeto de análise. A estratégia do Oceano Azul. Foram coletados dados por análise documental, entrevistas e observação direta.

Principais resultados: A aliança entre entretenimento e paixão atraiu um grande público e aumentou o consumo dos produtos do clube. A profissionalização da gestão reduziu o endividamento, aumentou o poder de negociação e criou uma marca forte, impulsionada pela sinergia com a torcida.

Relevância/originalidade: Este estudo é relevante ao analisar um caso de sucesso na gestão esportiva, demonstrando como a estratégia do Oceano Azul pode trazer resultados positivos para um clube de futebol. Contribui para a literatura acadêmica ao explorar a relação entre estratégia e gestão esportiva, apresentando um caso prático de como a profissionalização e o redirecionamento estratégico geram impactos significativos.

Contribuições teóricas/metodológicas: Este estudo contribui teoricamente ao aplicar a estratégia do Oceano Azul na gestão esportiva, fornecendo insights sobre sua aplicabilidade. O  estudo de caso oferece detalhes relevantes para compreender a gestão estratégica do Flamengo.

Contribuições sociais/para a gestão: O estudo pode inspirar outros clubes a adotarem práticas de gestão profissionalizadas e estratégias inovadoras, explorando o potencial de suas torcidas como diferencial competitivo. Isso impacta positivamente no desempenho esportivo, gestão financeira e fortalecimento da marca do clube.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Gabriel Teixeira de Gouvêa, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-Rio de Janeiro, (Brasil)

Doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET, Rio de Janeiro, (Brasil).

Renan da Silva Machado, Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC - Rio de Janeiro, (Brasil)

Mestre em Administração pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC - Rio de Janeiro, (Brasil).

Marina Pereira Mota da Silva, Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, (Brasil)

Mestranda em Administração pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE/UFRJ - Rio de Janeiro, (Brasil).

Rafael Cavalcanti de Jesus, Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC - Rio de Janeiro, (Brasil)

Mestre em Administração pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC - Rio de Janeiro, (Brasil).

Pedro Senna, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET, Rio de Janeiro, (Brasil)

Pós-Doutorando em Engenharia de Produção pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, (Brasil). Doutor em Engenharia de Produção pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/Rio de Janeiro. Professor do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPPRO) do CEFET/RJ.

Referências

As maiores torcidas do Brasil.Disponível em <https://universidadedofutebol.com.br/wp-content/uploads/2017/11/G20-AS MAIORES-TORCIDAS-DO-BRASIL.pdf>. Acessado em 25/01/2020.

AZEVEDO, Daiana de Oliveira. Mudanças Administrativas no Clube de Regatas do Flamengo: Uma análise da gestão de Eduardo Bandeira de Mello. Rio de Janeiro, 2016. Número de páginas 47. Trabalho de Conclusão de Curso – Departamento de Administração. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

BÁCS, É. B. M. (2014). Challenges to Professional Football Companies and their Answers with Particular Regard to Organisational Changes. Danube: Law and Economics Review, 5(2), 105-125. DOI: https://doi.org/10.2478/danb-2014-0006

BS2 amplia patrocínio com Flamengo para todas as categorias de futebol. Disponível em <https://www.flamengo.com.br/noticias/futebol/bs2-amplia-patrocinio-com- Flamengo-para-todas-as-categorias-de-futebol>. Acessado em 14/02/2020.

CARVALHO, Ricardo Monteiro.; HOLANDA, Lucyano Moreira Cardoso; REIS, Dálcio Roberto; FRANCISCO, Antonio Carlos. A obtenção de uma nova curva de valor através do modelo das quatro ações de KIM e MAUBORGNE: V Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2, 3 e 4 de Julho de 2009.

Clube é premiado por gestão e transparência, Flamengo.com, 2015. Disponível em: http://www.flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/21172/flamengoe-premiado-por-gestao-e-transparencia-financeira > Acesso em: 02/02/2020.

Costa, C. E. S. & Silva, R. C. (2006). Empresarização e controle organizacional: um estudo nos clubes de futebol de Santa Catarina. Cadernos EBAPE.BR, 4(4), 1-16 DOI: https://doi.org/10.1590/S1679-39512006000400006

COUTINHO, Renato Soares. Um Flamengo grande, um Brasil maior: O Clube de Regatas do Flamengo e o imaginário político nacionalista popular. 2013. Tese (Doutorado em História Política) - Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.

De devedor a potência econômica: veja linha do tempo da ascensão financeira do Flamengo.Disponívelem<https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/de-devedor-a-potencia-economica-veja-linha-do-tempo-da-ascensao-financeira-do-flamengo.ghtml>.Acessado em 29/01/2020.

Desempenho financeiro do Flamengo em 2014. Análise de dados financeiros do Flamengo que apresentaram sensível melhora graças à maximização das receitas e controle do endividamento. Disponível em < https://universidadedofutebol.com.br/wp-content/uploads/pdf/Desempenho%20financeiro%20do%20Flamengo-2014(1).pdf>. Acessado em 19/01/2020.

Flamengo anuncia novo patrocinador master. Disponível em < https://www.flamengo.com.br/noticias/futebol/flamengo-anuncia-novo-patrocinador-master>. Acessado em 14/02/2020.

Flamengo aumenta dívida em 31%, mas vai fechar 2019 com receita recorde de R$ 857 milhões Disponível em <https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/flamengo-aumenta-divida-em-31percent-mas-vai-fechar-2019-com-receita-recorde-de-r-857-milhoes.ghtml>. Acessado em 16/02/2020.

Flamengo lidera de novo ranking de marcas, mas Palmeiras cresce mais. Disponível em <https://valor.globo.com/empresas/coluna/flamengo-lidera-de-novo-ranking-de-marcas-mas-palmeiras-cresce-mais.ghtml>. Acessado em 15/02/2020.

FREITAS, Hélio Viana; FONTES, Joaquim Rubens Fontes Filho. A governança corporativa no clubes de futebol: um estudo de caso sobre o Clube de Regatas do Flamengo. Revista ADM.MADE, Rio de Janeiro, ano 11, v.15, n.3, p.39-60, setembro/dezembro, 2011.

Impacto no Futebol Brasileiro. Disponível em <https://conteudo.cbf.com.br/cdn/201912/20191213172843_346.pdf>. Acessado em 25/01/2020.

KASZNAR, I.; GRAÇA FILHO, A. S. A indústria do esporte no Brasil: economia, PIB - produto interno bruto, empregos e evolução dinâmica. São Paulo: M. Books, 2012.

KIM, W. C.; MAUBORGNE, R.. A estratégia do oceano azul:como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

LEONCINI, M. P.; SILVA, M. T. A Gestão estratégica de clubes de futebol vista através do caso Manchester United. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - ENEGEP, 20., 2000. São Paulo. Anais... São Paulo, 2000.

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J.. Safári de Estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.

MYSKIW, M. Marketing esportivo no futebol: um olhar à luz do paradigma do marketing de relacionamento. 2006. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.

Organograma do Clube de Regatas do Flamengo. Disponível em <https://www.flamengo.com.br/transparencia/organograma>. Acessado em 14/02/2020.

Patrocínios em crise no futebol brasileiro. Disponível em <https://www.sportsvalue.com.br/patrocinios-em-crise-no-futebol-brasileiro/>. Acessado em 15/02/2020.

PORTER, M.. Competitive Estrategy: techniques for analyzing industries and competitors. New York: The Free Press, 1980.

SEIXAS, T. Gestão dos clubes de futebol no Brasil: críticas e reflexões. Agosto de 2011. Disponível em < http://www.efdeportes.com/efd159/gestao-dos-clubes-de-futebol-nobrasil.htm>. Acesso em: 22 ago. 2015.

SEM AUTOR. Estatuto do Clube de Regatas do Flamengo. Rio de Janeiro, 1992.

SORIANO, F. A bola não entra por acaso: estratégias inovadoras de gestão inspiradas no mundo do futebol. São Paulo: Larousse, 2010

SPESSOTO, R. E. N. (2008) Futebol profissional e administração profissional: da prática amadorísta à gestão competitiva. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

TACHIZAWA, T.; FERREIRA, V. C. P.; FORTUNA, A. A. M. Gestão com pessoas: uma abordagem aplicada às estratégias de negócios. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2004.

Tenenbaum, Daniel Miller. A importância de uma gestão profissional para o desempenho dos clubes de futebol – Estudo de caso do CR Flamengo. Rio de Janeiro, 2015. Número de páginas p. 83 Trabalho de Conclusão de Curso – Departamento de Administração. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Time de preferência. Disponível em <http://media.folha.uol.com.br/datafolha/2019/09/17/77975ecbd43522f8fe59b29b8f93d09atdp.pdf>. Acessado em 27/01/2020.

Transferência mais caras temporadas 2018/2019 e 2019/2020 <https://www.transfermarkt.com.br/campeonato-brasileiro-serie-a/transferrekorde/wettbewerb/BRA1/plus/1/galerie/0?saison_id=2018&land_id=alle&ausrichtung=&spielerposition_id=alle&altersklasse=&leihe=&w_s=&zuab=0>. Acessado em 14/02/2020.

WRIGHT, P. L.; KROLL, M. J.; PARNELL, J.. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2009.

YIN, R. K. (1989). Case study research: Design and methods. London: Sage Publications.

Downloads

Publicado

2023-06-06

Como Citar

Teixeira de Gouvêa, D. G., Machado, R. da S., Mota da Silva, M. P. ., de Jesus, R. C., & Senna, P. (2023). Um mar rubro-negro desaguando em um oceano azul: uma análise do clube de regatas do flamengo sob a perspectiva da estratégia do oceano azul. Retail Management Review, 4(1), e30. https://doi.org/10.53946/rmr.v4i1.30

Edição

Seção

Tecnologia da informação e gestão da inovação no varejo

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)