Abstract
Objetivo do estudo: O artigo visa realizar um mapeamento bibliométrico de publicações brasileiras sobre os temas inovação e conhecimento, partindo do estudo realizado por Santos, Uriona-Maldonado e Santos (2009) no artigo “Inovação e conhecimento organizacional: um mapeamento bibliométrico das publicações científicas até 2009”
Metodologia/abordagem: A metodologia de pesquisa utilizada foi de abordagem quantitativa de estratégia bibliométrica.
Originalidade/Relevância: Explorar os temas de conhecimento organizacional e inovação têm mostrado forte interface, e essa conexão emerge como uma nova avenida de pesquisa no debate acadêmico e corporativo.
Principais resultados: A partir da análise dos dados e das informações obtidas, constatou-se que, no Brasil, entre outros achados, no ano de 2017 houve um aumento no número de publicações sobre tais temas.
Contribuições teóricas/metodológicas: Após 2009, as publicações em periódicos brasileiros sobre os temas mantiveram a estabilidade em quantidade, exceto nos anos de 2012, 2016 e 2017 em que se observou uma ampliação dos estudos sobre inovação e conhecimento, conceitos que vem sendo considerados aliados no desenvolvimento e no posicionamento estratégico das companhias frente ao mercado, presumivelmente advindos das demandas crescentes desses dois fatores para o avanço da indústria 4.0 e sociedade do conhecimento.
References
Araújo, C. A. A. (2006). Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, 12(1). http://doi.org/10.19132/1808-5245121.
Boso, N., Cadogan, J. W., & Story, V. M. Complementary effect of entrepreneurial and market orientations on export new product success under differing levels of competitive intensity and financial capital. International Business Review, v. 21, p. 667–681, 2012.
Chueke, G. V., & Amatucci, M. O que é bibliometria? Uma introdução ao Fórum. InternexT - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, v. 10, n. 2, p. 1-5, 2015.
Cohen, W. M., Levinthal, D. A., (1990), Absorptive capacity: a new perspective on learning and innovation. Administrative Science Quarterly, v. 35, n. 1, p.128-152.
Cole F.J, & Eales N. B. (1917), The History of comparativeAnatomy part 1.A statistical analysis of Literaturescience. Science Progress, 11: 578-596.?
Corsatto, C. A., & Hoffmann, W. A. M., (2016) A Evolução das Mudanças Técnicas, Tecnológicas e da Inovação e seus Impactos na Produção do Conhecimento Organizacional: Aprendizagem Organizacional e Open User Innovation. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 6, n. 2, p. 204-217.
Crossan, M. M., & Apaydin, M. A, (2009), Multi-Dimensional Framework of Organizational
Innovation: A Systematic Review of the Literature. Journal of Management Studies, v.
, n. 9999,. ISSN 1467-6486. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1111/j.1467-
2009.00880.x >.
Crossan, M., Lane, H. W., & White, R. E. (1999) An organizational learning framework: from intuition to intuition. Academic management ed. 24, p.522-537, 1999.
Ferreira, A. R., Alvarenga, L., (2011), A bibliometria na pesquisa científica da pós-graduação brasileira de 1987 a 2007. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 16, n. 31.
Foresti, N., (1989), Estudo da contribuição das revistas brasileiras de biblioteconomia e ciência da informação enquanto fonte de referência para a pesquisa, Departamento de Biblioteconomia da Universidade de Brasília, UnB, Brasília.
Hulme E. W. (1923), Statistical Bibliography in Relation tothe Growth of Modern Civilization. London: Grafton.
Ikpaahindli, L., (1985), An overview of bibliometrics: its measurements, laws and their applications. Libri, v. 35, n. 2, p. 163-177.
Lasi, H., Fettke, P., Kemper, H. G., Feld, T., & Hoffmann, M. (2014), Industry 4.0. Business & Information Systems Engineering, Springer, v. 6, n. 4, p. 239–242.
Nonaka, I., Takeuchi, H., (2008), Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus.
Okubo, Y. (1997), “Bibliometric Indicators and Analysis of Research Systems: Methods and Examples”, OECD Science, Technology and Industry Working Papers, 1997/01, OECD Publishing.Systems. Acesso em: 18 mai. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1787/208277770603
Organização para Cooperação e desenvolvimento econômico,Manual de Oslo (2005): diretrizes para a coleta de dados sobre inovação. FINEP, 3 ed., Brasília, 2005.
Otlet, P. (1934) Traité de documentation: le livre sur le livre: theorie et pratique. Bruxelas: Mundaneum.
Potter W.G., (1981), "Introduction". Library Trends, 30(1): 5-7.
Price, D. J. (1976). O desenvolvimento da ciência: análise histórica, filosófica, sociológica e econômica. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos.
Pritchard, A. (1969), Statistical bibliorgrahy or bibliometricas? Jornaul ofdocumentation, v. 25, n. 4, p. 348-349.
Richardson, R. J. (1989). Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas.
Saadat, V., & Saadat, Z. (2016) Organizational Learning as a Key Role of Organizational Success. Elsevier, Dubai, v. 230, p. 219-225.
Sancho, R. (2002), Indicadores bibliométricos utilizados en la evaluación de la ciencia y la tecnologia: revisión bibliográfica. Inteligencia competitiva: documentos de lecture. Barcelona: Fundació per a la Universitat Oberta de Catalunya, p.77-106.
Santos, J. L. S., Uriona-Maldonado, M., & Santos, R. N. M. D, (2011), Inovação e conhecimento organizacional: um mapeamento bibliométrico das publicações científicas até 2009. Revista Organizações em Contexto, v. 7, n. 13, p. 31-58.
Tellis, G., Chandy, R., & Ackerman, D., (1999), In Search of Diversity: The Record of Major Marketing Journals. Journal of Marketing Research. 36. 10.2307/3151920.
Vanti, N. A. P. (2002), Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação. Brasília, Vol. 31, nº 2, p.152-162.
Weiss, M. (2019), Sociedade sensoriada: a sociedade da transformação digital. Estudos Avançados, 33(95), 203-214.
Yeung, A.K., Ulricj, D.O., Nason, S.W., & Von Glinow, M. A. (1999), Organizational Learning Capability. Oxford University Press, New York.
Zainul, M., Astuti, E. S., Arifin, Z., & Utami, H. N. (2016). The Effect of Market Orientation toward Organizational Learning, Innovation, Competitive Advantage, and Corporate Performance. Journal of Administrative Sciences and Policy Studies, v. 4, n. 1, p. 1-19. Disponível em: https://doi.org/10.15640/jasps.v4n1a1

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Diogo Gabriel Teixeira de Gouvêa, Pedro Senna Vieira, Rafael Cavalcanti de Jesus, Gustavo Passos, Priscilla Victorio