Inovação e Conhecimento Organizacional: Um Estudo Bibliométrico Em Publicações Brasileiras De 2009 Até 2019

Authors

  • Diogo Gabriel Teixeira de Gouvêa Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-Rio de Janeiro, (Brasil).
  • Pedro Senna Vieira Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET, Rio de Janeiro, (Brsil).
  • Rafael Cavalcanti de Jesus Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC - Rio de Janeiro, (Brasil).
  • Gustavo Passos  Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - IBMEC-Rio de Janeiro, (Brasil).
  • Priscilla Victorio Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC - Rio de Janeiro, (Brasil).

DOI:

https://doi.org/10.53946/rmr.v2i1.14

Keywords:

Inovação, Conhecimento organizacional, Posicionamento estratégico, Estudo bibliométrico

Abstract

Objetivo do estudo: O artigo visa realizar um mapeamento bibliométrico de publicações brasileiras sobre os temas inovação e conhecimento, partindo do estudo realizado por Santos, Uriona-Maldonado e Santos (2009) no artigo “Inovação e conhecimento organizacional: um mapeamento bibliométrico das publicações científicas até 2009”

Metodologia/abordagem: A metodologia de pesquisa utilizada foi de abordagem quantitativa de estratégia bibliométrica.

Originalidade/Relevância: Explorar os temas de conhecimento organizacional e inovação têm mostrado forte interface, e essa conexão emerge como uma nova avenida de pesquisa no debate acadêmico e corporativo.

Principais resultados: A partir da análise dos dados e das informações obtidas, constatou-se que, no Brasil, entre outros achados, no ano de 2017 houve um aumento no número de publicações sobre tais temas.

Contribuições teóricas/metodológicas: Após 2009, as publicações em periódicos brasileiros sobre os temas mantiveram a estabilidade em quantidade, exceto nos anos de 2012, 2016 e 2017 em que se observou uma ampliação dos estudos sobre inovação e conhecimento, conceitos que vem sendo considerados aliados no desenvolvimento e no posicionamento estratégico das companhias frente ao mercado, presumivelmente advindos das demandas crescentes desses dois fatores para o avanço da indústria 4.0 e sociedade do conhecimento.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Diogo Gabriel Teixeira de Gouvêa, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-Rio de Janeiro, (Brasil).

Doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-Rio de Janeiro, (Brasil).

Pedro Senna Vieira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET, Rio de Janeiro, (Brsil).

Pós-Doutorando em Engenharia de Produção pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, (Brasil). Doutor em Engenharia de Produção pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/Rio de Janeiro. Professor do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPPRO) do CEFET/RJ.

Rafael Cavalcanti de Jesus, Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC - Rio de Janeiro, (Brasil).

Mestre em Administração pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais –  IBMEC, Rio de Janeiro, (Brasil). 

Gustavo Passos,  Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - IBMEC-Rio de Janeiro, (Brasil).

Mestre em Administração pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - IBMEC-Rio de Janeiro, (Brasil).

Priscilla Victorio, Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC - Rio de Janeiro, (Brasil).

Mestra em Administração pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC - Rio de Janeiro, (Brasil).

References

Araújo, C. A. A. (2006). Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, 12(1). http://doi.org/10.19132/1808-5245121.

Boso, N., Cadogan, J. W., & Story, V. M. Complementary effect of entrepreneurial and market orientations on export new product success under differing levels of competitive intensity and financial capital. International Business Review, v. 21, p. 667–681, 2012. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ibusrev.2011.07.009

Chueke, G. V., & Amatucci, M. O que é bibliometria? Uma introdução ao Fórum. InternexT - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, v. 10, n. 2, p. 1-5, 2015. DOI: https://doi.org/10.18568/1980-4865.1021-5

Cohen, W. M., Levinthal, D. A., (1990), Absorptive capacity: a new perspective on learning and innovation. Administrative Science Quarterly, v. 35, n. 1, p.128-152. DOI: https://doi.org/10.2307/2393553

Cole F.J, & Eales N. B. (1917), The History of comparativeAnatomy part 1.A statistical analysis of Literaturescience. Science Progress, 11: 578-596.?

Corsatto, C. A., & Hoffmann, W. A. M., (2016) A Evolução das Mudanças Técnicas, Tecnológicas e da Inovação e seus Impactos na Produção do Conhecimento Organizacional: Aprendizagem Organizacional e Open User Innovation. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 6, n. 2, p. 204-217. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2017v12n1.34519

Crossan, M. M., & Apaydin, M. A, (2009), Multi-Dimensional Framework of Organizational

Innovation: A Systematic Review of the Literature. Journal of Management Studies, v.

, n. 9999,. ISSN 1467-6486. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1111/j.1467-

2009.00880.x >.

Crossan, M., Lane, H. W., & White, R. E. (1999) An organizational learning framework: from intuition to intuition. Academic management ed. 24, p.522-537, 1999. DOI: https://doi.org/10.5465/amr.1999.2202135

Ferreira, A. R., Alvarenga, L., (2011), A bibliometria na pesquisa científica da pós-graduação brasileira de 1987 a 2007. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 16, n. 31. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2011v16n31p51

Foresti, N., (1989), Estudo da contribuição das revistas brasileiras de biblioteconomia e ciência da informação enquanto fonte de referência para a pesquisa, Departamento de Biblioteconomia da Universidade de Brasília, UnB, Brasília.

Hulme E. W. (1923), Statistical Bibliography in Relation tothe Growth of Modern Civilization. London: Grafton.

Ikpaahindli, L., (1985), An overview of bibliometrics: its measurements, laws and their applications. Libri, v. 35, n. 2, p. 163-177.

Lasi, H., Fettke, P., Kemper, H. G., Feld, T., & Hoffmann, M. (2014), Industry 4.0. Business & Information Systems Engineering, Springer, v. 6, n. 4, p. 239–242. DOI: https://doi.org/10.1007/s12599-014-0334-4

Nonaka, I., Takeuchi, H., (2008), Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus.

Okubo, Y. (1997), “Bibliometric Indicators and Analysis of Research Systems: Methods and Examples”, OECD Science, Technology and Industry Working Papers, 1997/01, OECD Publishing.Systems. Acesso em: 18 mai. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1787/208277770603 DOI: https://doi.org/10.1787/208277770603

Organização para Cooperação e desenvolvimento econômico,Manual de Oslo (2005): diretrizes para a coleta de dados sobre inovação. FINEP, 3 ed., Brasília, 2005.

Otlet, P. (1934) Traité de documentation: le livre sur le livre: theorie et pratique. Bruxelas: Mundaneum.

Potter W.G., (1981), "Introduction". Library Trends, 30(1): 5-7.

Price, D. J. (1976). O desenvolvimento da ciência: análise histórica, filosófica, sociológica e econômica. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos.

Pritchard, A. (1969), Statistical bibliorgrahy or bibliometricas? Jornaul ofdocumentation, v. 25, n. 4, p. 348-349. DOI: https://doi.org/10.1108/eb026482

Richardson, R. J. (1989). Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas.

Saadat, V., & Saadat, Z. (2016) Organizational Learning as a Key Role of Organizational Success. Elsevier, Dubai, v. 230, p. 219-225. DOI: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2016.09.028

Sancho, R. (2002), Indicadores bibliométricos utilizados en la evaluación de la ciencia y la tecnologia: revisión bibliográfica. Inteligencia competitiva: documentos de lecture. Barcelona: Fundació per a la Universitat Oberta de Catalunya, p.77-106.

Santos, J. L. S., Uriona-Maldonado, M., & Santos, R. N. M. D, (2011), Inovação e conhecimento organizacional: um mapeamento bibliométrico das publicações científicas até 2009. Revista Organizações em Contexto, v. 7, n. 13, p. 31-58. DOI: https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v7n13p31-58

Tellis, G., Chandy, R., & Ackerman, D., (1999), In Search of Diversity: The Record of Major Marketing Journals. Journal of Marketing Research. 36. 10.2307/3151920. DOI: https://doi.org/10.2307/3151920

Vanti, N. A. P. (2002), Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação. Brasília, Vol. 31, nº 2, p.152-162. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652002000200016

Weiss, M. (2019), Sociedade sensoriada: a sociedade da transformação digital. Estudos Avançados, 33(95), 203-214. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2019.3395.0013

Yeung, A.K., Ulricj, D.O., Nason, S.W., & Von Glinow, M. A. (1999), Organizational Learning Capability. Oxford University Press, New York.

Zainul, M., Astuti, E. S., Arifin, Z., & Utami, H. N. (2016). The Effect of Market Orientation toward Organizational Learning, Innovation, Competitive Advantage, and Corporate Performance. Journal of Administrative Sciences and Policy Studies, v. 4, n. 1, p. 1-19. Disponível em: https://doi.org/10.15640/jasps.v4n1a1 DOI: https://doi.org/10.15640/jasps.v4n1a1

Published

2022-01-03

How to Cite

Teixeira de Gouvêa, D. G., Senna Vieira, P., Cavalcanti de Jesus, R., Passos, G., & Victorio, P. (2022). Inovação e Conhecimento Organizacional: Um Estudo Bibliométrico Em Publicações Brasileiras De 2009 Até 2019. Retail Management Review, 2(1), e14. https://doi.org/10.53946/rmr.v2i1.14

Issue

Section

Tecnologia da informação e gestão da inovação no varejo

Most read articles by the same author(s)