Mudando a forma de fazer varejo

Auteurs-es

  • Genésio Renovato da Silva Neto Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, (Brasil)
  • Norberto Almeida de Andrade Universidade Anhembi Morumbi - UAM, São Paulo, (Brasil)
  • Giuliano Carlo Rainatto Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, São Pailo, (Brasil)

DOI :

https://doi.org/10.53946/rmr.v3i1.19

Mots-clés :

varejo, covid19, adaptação

Résumé

Objetivo: Analisar como a pandemia de COVID-19 impulsionou mudanças no setor varejista por meio de adoção tecnológica. Buscou-se entender os movimentos organizacionais e sua velocidade na adaptação rápida em resposta aos efeitos das restrições impostas.

Método/Abordagem: A instrumentalização de coleta de informações deste ensaio se deu por meio de relatórios de consultorias globais.

Principais Resultados: Os principais resultados indicam que a COVID-19  afetou o setor varejista e a continuidade dos negócios. O investimento em base tecnológica robusta é importante para contrapor os efeitos da pandemia e por fim, desenvolver uma mentalidade inovadora e ágil se torna inevitável na preparação para desafios futuros.

Relevância/Originalidade: A relevância desse ensaio está em apontar como os efeitos da pandemia de COVID-19 impactaram as operações no setor varejista e de que forma as empresas se movimentaram adotando tecnologias e tomando decisões rápidas para se manterem vivas neste contexto.

Contribuições teóricas e metodológicas: A contribuição teórica se dá por evidenciar os efeitos da pandemia de COVID-19 no setor varejista. Esta pandemia gerou uma das maiores limitações de pessoas em escala global e com impactos diretos no ambiente de negócios. Metodologicamente o ensaio contribui em trazer novas perspectivas sobre como o setor varejista avançou na adoção tecnológica para minimizar os efeitos da pandemia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Genésio Renovato da Silva Neto, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, (Brasil)

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - PPGA/UNINOVE, São Paulo, (Brasil).

Norberto Almeida de Andrade, Universidade Anhembi Morumbi - UAM, São Paulo, (Brasil)

Doutorado em Design pela Universidade Anhembi Morumbi - UAM, São Paulo, (Brasil). 

Giuliano Carlo Rainatto, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, São Pailo, (Brasil)

Mestre em Administração pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, São Pailo, (Brasil).

Références

Referência

BCG, (2020, July 1). Can Delivery Companies Keep Up with the E-Commerce Boom? | BCG. Retrieved June 7, 2020, from https://www.bcg.com/en-br/publications/2020/can-delivery-companies-keep-up-with-the-ecommerce-boom.aspx

Business Wire, 87% Of Shoppers Prefer to Shop in Stores With Touchless or Robust Self-Checkout Options During COVID-19 Pandemic. (2020, April 7). Retrieved June 7, 2020, from https://www.businesswire.com/news/home/20200407005086/en/87-Shoppers-Prefer-Shop-Stores-Touchless-Robust

Capgemini, (2020, April 9). Touchless Retail: What the Rest of the World could learn from China’s new ways to shop. Retrieved June 7, 2020, from https://www.capgemini.com/2020/04/preparing-for-tomorrow-touchless-retail-chinas-new-way-to-shop/

Et Retail, (2020, July 6). Why going ‘Touchless’ should be the priority for retail post COVID-19 pandemic - Re-Tales by Nitin Chhabra | ET Retail. Retrieved June 7, 2020, from https://retail.economictimes.indiatimes.com/re-tales/why-going-touchless-should-be-the-priority-for-retail-post-COVID-19-pandemic/4260

Google, F. (2020, July 1). Como o varejo alimentar pode se ressignificar? Veja dados e caminhos na live do Google Academy. Retrieved June 7, 2020, from https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/como-o-varejo-alimentar-pode-se-ressignificar-veja-dados-e-caminhos-na-live-do-google-academy/

KPMG Global retail trends 2020. (2020, May 15). Retrieved June 7, 2020, from https://home.kpmg/xx/en/home/insights/2020/05/global-retail-trends-2020-preparing-for-new-reality.html

Mike Webster, S. (2020, June 22). 3 strategies to lead through the “New Next.” Retrieved June 7, 2020, from https://www.retaildive.com/spons/3-strategies-to-lead-through-the-new-next/580219/

PWC https://www.pwc.com/us/en/retail-consumer/publications/assets/pwc-retailing-2020.pdf. Accessed 15 July 2020.

Shekel - 90% of Shoppers Want Self-Checkout Machines to Automatically Identify Items According to Shekel-Sponsored Consumer Survey. Retrieved June 7, 2020, from https://www.shekelonline.com/27-news/85-90-of-shoppers-want-self-checkout-machines-to-automatically-identify-items-according-to-shekel-sponsored-consumer-survey

Who Advice for the Public on COVID-19 – World Health Organization. World Health Organization, https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public. Accessed 15 July 2020.

Téléchargements

Publié-e

2022-12-08

Comment citer

Renovato da Silva Neto, G., Almeida de Andrade, N., & Carlo Rainatto, G. (2022). Mudando a forma de fazer varejo. Retail Management Review, 3(1), e19. https://doi.org/10.53946/rmr.v3i1.19

Numéro

Rubrique

Comportamento do consumidor no cenário varejista