Inovação e Conhecimento Organizacional: Um Estudo Bibliométrico Em Publicações Brasileiras De 2009 Até 2019

Autores/as

  • Diogo Gabriel Teixeira de Gouvêa Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-Rio de Janeiro, (Brasil).
  • Pedro Senna Vieira Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET, Rio de Janeiro, (Brsil).
  • Rafael Cavalcanti de Jesus Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC - Rio de Janeiro, (Brasil).
  • Gustavo Passos  Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - IBMEC-Rio de Janeiro, (Brasil).
  • Priscilla Victorio Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC - Rio de Janeiro, (Brasil).

DOI:

https://doi.org/10.53946/rmr.v2i1.14

Palabras clave:

Inovação, Conhecimento organizacional, Posicionamento estratégico, Estudo bibliométrico

Resumen

Objetivo do estudo: O artigo visa realizar um mapeamento bibliométrico de publicações brasileiras sobre os temas inovação e conhecimento, partindo do estudo realizado por Santos, Uriona-Maldonado e Santos (2009) no artigo “Inovação e conhecimento organizacional: um mapeamento bibliométrico das publicações científicas até 2009”

Metodologia/abordagem: A metodologia de pesquisa utilizada foi de abordagem quantitativa de estratégia bibliométrica.

Originalidade/Relevância: Explorar os temas de conhecimento organizacional e inovação têm mostrado forte interface, e essa conexão emerge como uma nova avenida de pesquisa no debate acadêmico e corporativo.

Principais resultados: A partir da análise dos dados e das informações obtidas, constatou-se que, no Brasil, entre outros achados, no ano de 2017 houve um aumento no número de publicações sobre tais temas.

Contribuições teóricas/metodológicas: Após 2009, as publicações em periódicos brasileiros sobre os temas mantiveram a estabilidade em quantidade, exceto nos anos de 2012, 2016 e 2017 em que se observou uma ampliação dos estudos sobre inovação e conhecimento, conceitos que vem sendo considerados aliados no desenvolvimento e no posicionamento estratégico das companhias frente ao mercado, presumivelmente advindos das demandas crescentes desses dois fatores para o avanço da indústria 4.0 e sociedade do conhecimento.

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Biografía del autor/a

Diogo Gabriel Teixeira de Gouvêa, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-Rio de Janeiro, (Brasil).

Doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-Rio de Janeiro, (Brasil).

Pedro Senna Vieira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET, Rio de Janeiro, (Brsil).

Pós-Doutorando em Engenharia de Produção pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, (Brasil). Doutor em Engenharia de Produção pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/Rio de Janeiro. Professor do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPPRO) do CEFET/RJ.

Rafael Cavalcanti de Jesus, Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC - Rio de Janeiro, (Brasil).

Mestre em Administração pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais –  IBMEC, Rio de Janeiro, (Brasil). 

Gustavo Passos,  Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - IBMEC-Rio de Janeiro, (Brasil).

Mestre em Administração pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - IBMEC-Rio de Janeiro, (Brasil).

Priscilla Victorio, Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC - Rio de Janeiro, (Brasil).

Mestra em Administração pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC - Rio de Janeiro, (Brasil).

Citas

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Publicado

2022-01-03

Cómo citar

Teixeira de Gouvêa, D. G., Senna Vieira, P., Cavalcanti de Jesus, R., Passos, G., & Victorio, P. (2022). Inovação e Conhecimento Organizacional: Um Estudo Bibliométrico Em Publicações Brasileiras De 2009 Até 2019. Retail Management Review, 2(1), e14. https://doi.org/10.53946/rmr.v2i1.14

Número

Sección

Tecnologia da informação e gestão da inovação no varejo

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