A jornada de transformação digital da santa lolla: marketplace in e out
DOI :
https://doi.org/10.53946/rmrreview.v4i1.47Mots-clés :
Marketplace In e Out, Varejo, Transformação DigitalRésumé
Introdução: Santa Lolla, referência no setor de calçados e acessórios femininos, enfrentou o desafio de ampliar sua presença digital. Iniciada em 2004 pelos irmãos Martinez, a marca rapidamente conquistou o mercado brasileiro e internacional, tendo participações em feiras mundiais como a Micam, em Milão.
Contextualização: Em 2023, a Santa Lolla tinha mais de 300 franquias e suas coleções eram vendidas em mais de 1.000 multimarcas. A marca se destacou por colaborações de sucesso com grandes nomes da moda e a busca constante pela sustentabilidade. Com o avanço do comércio eletrônico, a empresa percebeu a necessidade de transformação digital, atualizando sua plataforma de e-commerce, criando um marketplace próprio e implementando soluções modernas de ERP.
Desafio Principal: Durante uma reunião estratégica, o grande dilema enfrentado foi decidir sobre a expansão da marca em marketplaces populares, como o Mercado Livre, principalmente após uma redução significativa nas compras por um de seus principais distribuidores digitais.
Análise: As discussões centraram-se nos prós e contras da entrada em marketplaces, levando em conta a imagem da marca, controle sobre vendas e riscos de falsificação. A abordagem inicial foi formar parcerias com marketplaces que tinham alinhamento com os valores da Santa Lolla.
Reflexões Externas: A experiência da Birkenstock com a Amazon, devido a preocupações com falsificações, e o estudo de caso da HBR sobre um fabricante de bicicletas elétricas, apresentaram diferentes perspectivas sobre o dilema.
Conclusão: A trajetória da Santa Lolla ilustra os desafios que as empresas enfrentam na era digital, ponderando sobre a adaptação às tendências do mercado e a preservação da imagem da marca. A decisão sobre expandir em marketplaces terceirizados exige uma análise minuciosa de riscos e oportunidades.
Téléchargements
Références
Hänninen, M., Smedlund, A., & Mitronen, L. (2020). Digitalization in retailing: multi-sided platforms as drivers of industry transformation. Baltic Journal of Management, 13(10), páginas. doi:10.1108/BJM-04-2017-0109. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/321285418_Digitalization_in_retailing_Multi-sided_platforms_as_drivers_of_industry_transformation DOI: https://doi.org/10.1108/BJM-04-2017-0109
Jocevski, M., Arvidsson, N., Miragliotta, G., Ghezzi, A., & Mangiaracina, R. (2019). Transitions towards omni-channel retailing strategies: a business model perspective. International Journal of Retail & Distribution Management, 47(2), 78-93. doi: 10.1108/IJRDM-08-2018-0176. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/332222488_Transitions_towards_omni-channel_retailing_strategies_a_business_model_perspective DOI: https://doi.org/10.1108/IJRDM-08-2018-0176
Kumar, V., Anand, A., & Song, H. (2017). Future of retailer profitability: an organizing framework. Journal of Retailing, 93(1), 96-119. doi: 10.1016/j.jretai.2016.11.003. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/327445790_Future_of_Retailer_Profitability_An_Organizing_Framework DOI: https://doi.org/10.1016/j.jretai.2016.11.003
Shankar, V., Kalyanam, K., Setia, P., & Golmohammadi, A. (2016). The omnichannel experience: towards successful channel integration in retail. In V. Shankar, K. Kalyanam, P. Setia, & A. Golmohammadi, Handbook of research on retailing (pp. 161-182). Cheltenham, Glos: Edward Elgar Publishing.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Paulo Sérgio Cesar de Madureira, Edson Crescitelli, Marcos R. Luppe 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas de Modification 4.0 International.
Authors who publish in this journal agree to the following terms: the author(s) authorize(s) the publication of the text in the journal;
The author(s) ensure(s) that the contribution is original and unpublished and that it is not in the process of evaluation by another journal;
The journal is not responsible for the views, ideas and concepts presented in articles, and these are the sole responsibility of the author(s);
The publishers reserve the right to make textual adjustments and adapt texts to meet with publication standards.
Authors retain copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Atribuição NãoComercial 4.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/), which allows the work to be shared with recognized authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and are encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on a personal web page) at any point before or during the editorial process, as this can generate positive effects, as well as increase the impact and citations of the published work (see the effect of Free Access) at http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html